São Paulo, 19 de agosto de 2025 – Os preços dos contratos futuros do petróleo fecharam opregão em queda, à medida que traders apostaram que negociações sobre um possível acordo paralegitimar ou encerrar a invasão da Ucrânia pela Rússia poderiam aliviar sanções sobre opetróleo russo, aumentando a oferta global.
Mesmo com esse dividendo de paz, temos uma posição recorde vendida, disse Phil Flynn, analistasênior do Price Futures Group. Com o tamanho dessa posição vendida, as pessoas estão apostandoem um cessar-fogo e, se não tivermos um, pode haver uma recuperação.
Após reunião na Casa Branca na segunda-feira com o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky ealiados europeus, o presidente dos Estados Unidos Donald Trump anunciou, em uma publicação nasredes sociais, que conversou com o presidente russo Vladimir Putin.
Trump disse que estão sendo feitos arranjos para um encontro entre Putin e Zelensky, o que poderialevar a uma cúpula trilateral envolvendo os três líderes.
Refinarias chinesas compraram 15 cargas de petróleo russo para entrega em outubro e novembro, apósa queda da demanda indiana pelas exportações de Moscou, disseram dois analistas e um trader nestaterça-feira, de acordo com a Reuters..
Zelensky descreveu suas conversas com Trump como muito boas e destacou discussões sobre potenciaisgarantias de segurança dos Estados Unidos para a Ucrânia. Trump confirmou que os Estados Unidosforneceriam tais garantias, embora a extensão do apoio ainda não esteja clara.
Trump tem pressionado por um fim rápido para a guerra mais letal da Europa em 80 anos, mas Kiev eseus aliados temem que ele busque forçar um acordo nos termos da Rússia.
O preço do contrato do petróleo WTI negociado na Nymex com entrega para setembro caiu 1,69%,cotado a US$ 62,35 o barril. Já o preço do contrato do Brent negociado na plataforma ICE, comentrega para agosto, recuou 1,22%, cotado a US$ 65,79 o barril.
Darlan de Azevedo – darlan.azevedo@cma.com.br (Safras News)Copyright 2024 – Grupo CMA