São Paulo, 15 de agosto de 2025 – Os preços dos contratos futuros do petróleo fecharam opregão em queda, com operadores à espera das conversas entre o presidente dos EUA, Donald Trump, eo líder russo, Vladimir Putin, que podem levar a um afrouxamento das sanções impostas a Moscoudevido à guerra na Ucrânia.
Trump chegou ao Alasca nesta sexta-feira para a cúpula com Putin, afirmando que quer ver umcessar-fogo na guerra da Ucrânia ainda hoje. Ele declarou acreditar que a Rússia está pronta paraencerrar o conflito, mas também ameaçou impor sanções secundárias a países que comprarempetróleo russo se não houver progresso nas negociações.
Putin também desembarcou em Anchorage. Segundo a agência russa Interfax, o porta-voz do Kremlin,Dmitry Peskov, disse que Moscou espera que as conversas tragam resultados.
O presidente Trump provavelmente ameaçará aumentar a pressão tarifária sobre a India epossivelmente a China quanto às importações de petróleo russo, caso a reunião fique travada, oque mantém o mercado de petróleo em clima de cautela, afirmou Dennis Kissler, vice-presidentesênior de negociações da BOK Financial.
Se houver anúncio de cessar-fogo, isso será visto como negativo para o petróleo no curto prazo,acrescentou.
Além disso, dados econômicos mais fracos da China aumentaram preocupações sobre a demanda porcombustíveis. Estatísticas do governo chinês mostraram que a produção industrial caiu para omenor crescimento em oito meses e as vendas no varejo cresceram no ritmo mais lento desde dezembro,pesando sobre o sentimento, apesar do aumento no processamento de petróleo bruto.
As refinarias chinesas processaram 8,9% mais petróleo em julho na comparação anual, mas o volumefoi inferior ao de junho o mais alto desde setembro de 2023. Apesar do crescimento, asexportações chinesas de derivados de petróleo também aumentaram na base anual, indicando menordemanda doméstica.
As previsões de um excedente crescente no mercado de petróleo também pressionaram os preços,assim como a perspectiva de juros mais altos por mais tempo nos EUA.
O número de sondas ativas nos EUA indicador da futura oferta subiu em uma para 412 nesta semana,segundo dados da Baker Hughes.
Analistas do Bank of America ampliaram na quinta-feira sua projeção de superávit no mercado,citando o aumento da produção do grupo Opep+ (Opep, Rússia e aliados). Agora, estimam umexcedente médio de 890 mil barris/dia entre julho de 2025 e junho de 2026.
Essa previsão veio após a Agência Internacional de Energia (AIE) dizer nesta semana que o mercadode petróleo parece inchado após os últimos aumentos na produção do grupo Opep+.O preço do contrato do petróleo WTI negociado na Nymex com entrega para julho caiu 1,80%, cotado aUS$ 62,80 o barril. Já o preço do contrato do Brent negociado na plataforma ICE, com entrega paraagosto recuou 1,50%, cotado a US$ 65,85 o barril.
Na semana, o WTI caiu 1,69% e o Brent recuou 1,11%.
Darlan de Azevedo – darlan.azevedo@cma.com.br (Safras News)Copyright 2024 – Grupo CMA