Futuros firmam perdas após Trump anunciar possíveis novas sanções contra a Rússia

Uma image de notas de 20 reais

São Paulo, 14 de julho de 2025 – Os preços dos contratos futuros do petróleo operam em quedano início da tarde, depois que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou novassanções contra o petróleo russo, o que desapontou os mercados que esperavam uma ação mais dura.

Trump afirmou que seu governo enviará armas para a Ucrânia por meio da Organização do Tratado doAtlântico Norte (Otan), que será responsável por pagar e distribuir o armamento, e ameaçou importarifas secundárias contra a Rússia caso um acordo de cessar-fogo não seja alcançado.

Vamos aplicar tarifas secundárias se não houver um acordo em 50 dias, disse Trump. É muitosimples, e elas serão de 100%.

Tarifas secundárias são impostas a países que fazem negócios com o país alvo da sanção.

Apesar disso, Trump disse a repórteres na Casa Branca que tem mantido conversas amistosas comPutin, mas está frustrado com o fato de a Rússia continuar atacando a Ucrânia.

Ainda há uma percepção de aperto no mercado, com a maior parte do aumento dos estoques ocorrendona China e em navios, e não em locais estratégicos, afirma o analista Giovanni Staunovo, do UBS.

Exportações marítimas de produtos petrolíferos da Rússia caíram 3,4% em junho, totalizando8,98 milhões de toneladas métricas, segundo dados da indústria e cálculos da Reuters.

A China importou 12,14 milhões de barris por dia em junho, alta de 7,4% em relação ao anoanterior o maior volume desde agosto de 2023.

Tarifa dos EUA preocupa parceiros comerciais

Enquanto isso, as conversas comerciais com União Europeia e Coreia do Sul continuam. Ambos osblocos buscam acordos para reduzir o impacto das tarifas norte-americanas, previstas para entraremem vigor em 1º de agosto.

O Ministro das Relações Exteriores da Dinamarca, Lars Lokke Rasmussen, declarou em Bruxelas:

A ameaça de tarifas por parte de Trump é absolutamente inaceitável, durante coletiva com oComissário de Comércio da UE, Maros Sefcovic.

Por volta de 13h30 (horário de Brasília), o preço do contrato do petróleo WTI negociado naNymex com entrega para julho caía 1,48%, cotado a US$ 67,44 o barril. Já o preço do contrato doBrent negociado na plataforma ICE, com entrega para agosto avançava 1,09%, cotado a US$ 69,59 obarril.

Darlan de Azevedo – darlan.azevedo@cma.com.br (Safras News)Copyright 2024 – Grupo CMA

MAIS LIDAS

Voltar ao topo