Futuros seguem em alta, com Trump amenizando tom em conflito com China

Uma image de notas de 20 reais

Imagem gerada por IA

São Paulo, 13 de outubro de 2025 – Os preços dos contratos futuros do petróleo seguemoperando em alta na tarde desta terça-feira, com os investidores pesando o impacto da publicaçãodo presidente dos EUA, Donald Trump, que disse que ‘está tudo bem’ com a China, depois de terameaçado subir as tarifas para 100% de produtos chineses.

“Essa alta de alívio foi impulsionada pela diminuição das preocupações com uma possívelescalada das tensões comerciais entre os Estados Unidos e a China, depois que o governonorte-americano adotou um tom mais brando durante o fim de semana”, diz Hani Abuagla, analista demercados da XTB.

“O colapso dos preços da semana passada ocorreu em grande parte devido ao cessar-fogo em Gaza eao retorno da volatilidade comercial entre os EUA e a China antes do prazo final da tréguacomercial de 10 de novembro”, diz Suvro Sarkar, analista de energia do DBS.

Outro fator que interfere nas negociações é a perspectiva da Organização dos PaísesExportadores de Petróleo (Opep) de crescimento da demanda. No seu relatório mensal divulgado hojemais cedo, a entidade manteve a perspectiva de aumento de produção em 1,3 milhão de barris depetróleo (bpd) por dia para 2025.

No entanto, o cartel sinalizou que “as preocupações com os altos níveis de dívida nasprincipais economias e os rendimentos da dívida dos EUA exigem um monitoramento rigoroso no curtoprazo”, diz um trecho do relatório.

Por volta de 13h31 (horário de Brasília), o preço do contrato do petróleo WTI negociado naNymex com entrega para novembro subia 1,12%, cotado a US$ 59,56 o barril. Já o preço do contratodo Brent negociado na plataforma ICE, com entrega para dezembro avançava 0,98%, cotado a US$ 63,36o barril.

Vanessa Zampronho / Safras News

Copyright 2024 – Grupo CMA

MAIS LIDAS

Voltar ao topo