Futuros sobem com otimismo nas negociações dos EUA com a União Europeia

Uma image de notas de 20 reais

Imagem gerada por IA
Compartilhe: Ícone Facebook Ícone X Ícone Linkedin Ícone Whatsapp Ícone Telegram

São Paulo, 28 de julho de 2025 – Os preços dos contratos futuros do petróleo operam em altano início da tarde, após os Estados Unidos fecharem um acordo comercial com a União Europeia eindicarem possível extensão da suspensão de tarifas com a China, reduzindo receios de que taxasmais altas limitassem a atividade econômica e afetassem a demanda por combustíveis

O acordo comercial EUAUE e a possível extensão da trégua tarifária com a China estãosustentando os mercados financeiros globais e os preços do petróleo, disse Tony Sycamore, analistada IG Markets.

Estados Unidos e União Europeia fecharam no domingo um acordo-quadro que impõe tarifa deimportação de 15% sobre a maioria dos produtos europeus metade do patamar inicialmente ameaçado.O entendimento evitou uma guerra comercial entre dois aliados que, juntos, respondem por quase umterço do comércio mundial e poderiam frear a demanda por combustíveis.

Além disso, altos negociadores dos Estados Unidos e da China se reúnem em Estocolmo nestasegunda-feira com o objetivo de estender a trégua que mantém tarifas elevadas em suspensão até oprazo de 12 de agosto.

Na sexta-feira, os preços do petróleo fecharam em seu menor nível em três semanas, pressionadospor preocupações com o comércio global e expectativas de maior oferta da Venezuela.

Fontes da PDVSA, estatal venezuelana, afirmaram que a companhia se prepara para retomar operaçõesem suas joint ventures sob termos semelhantes às licenças da era Biden, assim que o presidenteDonald Trump restabelecer autorizações para que seus parceiros operem e exportem petróleo viaswaps.

Embora os preços tenham registrado leve alta nesta segunda, a perspectiva de que a OPEP+flexibilize ainda mais os cortes de produção limitou os ganhos.

Um comitê de monitoramento da Organização dos Países Exportadores de Petróleo e seus aliadosreunirá-se hoje. Segundo quatro delegados da Opep+, é improvável que recomendem alterações aosplanos atuais de oito membros de aumentar a produção em 548000 barris por dia em agosto. Outrafonte avaliou que ainda é cedo para afirmar qualquer mudança.

O grupo produtor busca recuperar participação de mercado enquanto a demanda de verão ajuda aabsorver o volume adicional.

Analistas do JPMorgan estimam que a demanda global por petróleo cresceu 600000 barris por dia emjulho em relação ao ano anterior, enquanto os estoques mundiais subiram 1,6 milhão de barris pordia.

No Oriente Médio, os houthis do Iêmen anunciaram no domingo que irão atacar quaisquer navios deempresas que comercializem com portos israelenses, independentemente de suas nacionalidades, comoparte do que chamam de quarta fase de suas operações militares contra Israel em decorrência doconflito em Gaza.

Por volta de 13h14 (horário de Brasília), o preço do contrato do petróleo WTI negociado naNymex com entrega para julho subia 2,06%, cotado a US$ 66,50 o barril. Já o preço do contrato doBrent negociado na plataforma ICE, com entrega para agosto recuava 2,10%, cotado a US$ 69,08 obarril.

Darlan de Azevedo – darlan.azevedo@cma.com.br (Safras News)Copyright 2024 – Grupo CMA

MAIS LIDAS

Voltar ao topo