Futuros sobem, com possibilidade de aumento de demanda nos EUA com corte de juros do Fed

Uma image de notas de 20 reais

Imagem gerada por IA

São Paulo, 18 de setembro de 2025 – Os preços dos contratos futuros do petróleo operam emalta na manhã desta quinta-feira, com os investidores analisando a possibilidade de aumento nademanda dos EUA por conta do corte de juros do Federal Reserve (Fed, o banco centralnorte-americano), decidido ontem em reunião de política monetária.

“Eles fizeram isso agora porque claramente a economia está desacelerando”, disse JorgeMontepeque, diretor-gerente do Onyx Capital Group. “O Federal Reserve está tentando restaurar ocrescimento”.

Taxas de juros mais baixas normalmente impulsionam a atividade econômica e a demanda porcombustível, elevando os preços do petróleo. No entanto, os investidores podem ter interpretado amedida do Fed como um “corte de gestão de risco, com o objetivo de evitar riscos econômicosnegativos, em vez de parte de uma mudança mais significativa de postura dovish”, de acordo comThomas Mathews, da Capital Economics.

“Se a fraqueza do mercado de trabalho persistir, então o Fed continuará a cortar. E, dequalquer forma, o pano de fundo da política monetária deverá se tornar muito mais flexível,muito mais cedo, do que a maioria dos participantes vinha esperando. Embora a fala do presidentePowell [Jerome Powell, presidente do Fed] sobre cortes por ‘gestão de riscos’ na coletiva deimprensa lance alguma dúvida sobre essa ideia, tendo em vista que a coletiva fez até uma conduzidapela presidente do BCE, Christine Lagarde, parecer composta e coerente, tendo a considerar tudo issocom bastante ceticismo”, diz Michael Brown, pesquisador sênior da Pepperstone.

Ainda há efeitos da grande queda nos estoques de petróleo dos EUA, que caíram em 9,3 milhõesde barris, mas com alta de 4 milhões de barris nos de derivados (que incluem óleo diesel).

“As importações líquidas são voláteis por natureza, e o mercado pode considerá-las umresultado de baixa qualidade, já que a queda nas exportações líquidas foi o único fator portrás da queda nos estoques de petróleo”, afirmam analistas do DNB Carnegie. “Observamos tambémque os destilados, o principal produto do mercado de derivados de petróleo nos últimos meses,continuam a crescer e alcançaram o nível do ano passado”.

Por volta de 9h02 (horário de Brasília), o preço do contrato do petróleo WTI negociado naNymex com entrega para outubro subia 0,43%, cotado a US$ 64,33 o barril. Já o preço do contrato doBrent negociado na plataforma ICE, com entrega para novembro avançava 0,39%, cotado a US$ 68,23 obarril.

Vanessa Zampronho / Safras News

Copyright 2024 – Grupo CMA

MAIS LIDAS

Voltar ao topo