São Paulo, 4 de setembro de 2025 – O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD-MG),disse que o Gás do Povo “está completamente dentro do Orçamento geral do União”, em entrevista ajornalistas em Belo Horizonte (MG), onde o governo anunciou o lançamento do programa, que garantegratuidade no botijão de gás de cozinha para as famílias brasileiras em situação devulnerabilidade.
“Esse programa está completamente dentro do orçamento geral do União. Aqueles que não querem queos pobres sejam tratados com dignidade, sejam tratados dentro do orçamento, sempre usam comoargumento que isso vai impactar o orçamento, que isso vai aumentar as despesas. Não, o governo dopresidente Lula tem responsabilidade fiscal. Esse Esses recursos foram acomodados dentro doorçamento geral do União. Portanto, o governo do presidente Lula é aquele que cuida dodesenvolvimento econômico, cuida das áreas de petróleo, gás, mineração, que desenvolve o paíspara gerar emprego e renda e fazer inclusão, mas também olha para os mais pobres. E é isso que opresidente Lula veio fazer aqui”, respondeu Silveira.
Desenhado pelo Ministério de Minas e Energia (MME) e operacionalizado pelo Ministério doDesenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), o Gás do Povo começa aser pago em novembro. O investimento do governo federal para o programa em 2025 é de R$ 3,57bilhões, já previstos na Lei Orçamentária Anual (LOA), enquanto a estimativa para o próximo anoé de R$ 5,1 bilhões. A iniciativa vai ampliar para 50 milhões de pessoas, aproximadamente 15,5milhões de residências, o acesso ao benefício, o triplo do Auxílio Gás.
Presente na cerimônia de lançamento, o ministro Wellington Dias projetou a implementação totaldo programa. Até o mês de março do próximo ano, queremos alcançar as mais de 15 milhões defamílias beneficiadas com o Gás do Povo.
Cynara Escobar – cynara.escobar@cma.com.br (Safras News)
Copyright 2025 – Grupo CMA