São Paulo, 1 de setembro de 2025 – A Genial Investimentos divulgou as dez ações que compõem suaCarteira Recomendada Ibovespa 10+ de setembro, com a mudança de nove de suas recomendações emrelação a agosto. Direcional (DIRR3), Cogna (COGN3), Moura Dubeux (MDNE3), Marfrig (MRFG3), C&A(CEAB3), Embraer (EMBR3), Porto Seguro (PSSA3), Tegma (TGMA3) e Marcopolo (POMO4) entraram no lugarda Alupar (ALUP11), Cemig (CMIG4), CPFL Energia (CPFE3), Copel (CPLE6), Isa Energia (ISAE4), Lavvi(LAVV3), Neoenergia (NEOE3), Sanepar (SAPR11) e SLC Agricola (SLCE3).
As ações que compõem a Carteira em agosto são as seguintes: Direcional (DIRR3), Cogna (COGN3),Moura Dubeux (MDNE3), Marfrig (MRFG3), C&A (CEAB3), Embraer (EMBR3), Porto Seguro (PSSA3), Tegma(TGMA3), Marcopolo (POMO4) e Unipar (UNIP6).
A carteira Ibovespa 10+ apresentou uma alta de 6,13% no mês de agosto. No mesmo período, oIbovespa obteve um desempenho positivo de 6,28%. No ano de 2025 a carteira apresenta rentabilidadepositiva de 20,71% contra uma alta de 17,57% do Ibovespa.
O banco de investimentos disse que sua estratégia para ações brasileiras foca principalmente emempresas de menor capitalização ligadas à economia doméstica, que representam 83% da alocação,complementada por 18% em exportadoras. Embora a atividade econômica no Brasil tenha sinais dedesaceleração, os resultados corporativos têm surpreendido positivamente, mostrando aresiliência das empresas locais. Além disso, as ações brasileiras têm valuações atrativas,com múltiplos baixos em comparação ao histórico e a mercados internacionais, indicando umpotencial significativo de valorização.
“O cenário global favorável, com a expectativa de queda dos juros nos Estados Unidos e no Brasil,junto ao enfraquecimento do dólar, cria condições positivas para ativos de risco, incluindo asações brasileiras. A perspectiva de alternância de poder, com otimismo em relação àcandidatura de Tarcísio de Freitas, pode atrair capital estrangeiro, que ainda está subalocado noBrasil. Observamos um fluxo positivo de capital estrangeiro em agosto, sugerindo um retorno gradualapós as saídas registradas em julho”, apontou a Genial.
CENÁRIO
O Ibovespa está sendo negociado a um múltiplo de 8,2 vezes o P/L projetado para os próximos 12meses, abaixo da média histórica de 10,6 vezes. Excluindo Petrobras e Vale, o índice sobe para10,3 vezes o P/L, ainda inferior à média histórica de 12 vezes. As ações de empresas ligadas àeconomia doméstica são negociadas a 9,4 vezes o P/L projetado, também abaixo da média históricade 10,3 vezes.
Considerando apenas empresas exportadoras, estas estão sendo negociadas a 7,8 vezes o P/Lprojetado, significativamente abaixo da média histórica de 11,3 vezes. As Small Caps, empresas demenor capitalização, estão cotadas a 9,9 vezes o P/L projetado, menor que a média histórica de13,9 vezes. Já as Mid-Large Caps operam a 8,2 vezes o P/L projetado, também abaixo da médiahistórica de 10,2 vezes.
Esse cenário revela que, apesar da volatilidade, as ações brasileiras apresentam valuaçõesatrativas em múltiplos abaixo de suas médias históricas, o que pode indicar potencial paravalorização futura.
Carteira Ibovespa 5+
A carteira Ibovespa 5+ apresentou uma alta de 4,68% no mês de agosto. No mesmo período, o Ibovespaobteve um desempenho positivo de 6,28%. No ano de 2025 a carteira apresenta rentabilidade positivade 20,65% contra uma alta de 17,57% do Ibovespa. Em relação ao mês de agosto, saíram as açõesda Petrobras PN (PETR4), Suzano (SUZB3) e Vale (VALE3). Com Inclusão das ações da Cogna (COGN3),Marfrig (MRFG3) e Embraer (EMBR3). A carteira Ibovespa 5+ de setembro é formada pelas seguintesações: Cogna, Marfrig, Embraer, Direcional e Porto Seguro.
Carteira Small Caps 8+
A carteira Small Caps 8+ apresentou uma alta de 7,80% no mês de agosto. No mesmo período, oíndice Small (SMLL) obteve um desempenho positivo de 5,86%. No ano de 2025 a carteira apresentarentabilidade positiva de 28,45% contra uma alta de 25,33%, no mesmo período, do índice Small(SMLL). Em relação ao mês de agosto, saíram as ações da BR Partners (BRBI11), Orizon (ORVR3),Petro Rio (PRIO3), Trisul (TRIS3) e Tupy (TUPY3). Com Inclusão das ações da Cogna (COGN3),Direcional (DIRR3), Marfrig (MRFG3), C&A (CEAB3) e Marcopolo (POMO4). A carteira Small Caps 8+ desetembro é formada pelas seguintes ações: Cogna, Direcional, Marfrig, C&A, Marcopolo, Unipar,Moura Dubeux e Copasa.
Carteira Dividendos 5+
A carteira Dividendos 5+ apresentou uma alta de 10,60% no mês de agosto. No mesmo período, oIndice Dividendos (IDIV) obteve um desempenho positivo de 5,36%. No ano de 2025 a carteira apresentarentabilidade positiva de 34,75% contra uma alta de 16,25%, no mesmo período, do Indice Dividendos(IDIV). Em relação ao mês de agosto, saíram as ações da Itaú Unibanco (ITUB4), Taesa (TAEE11)e Porto Seguro (PSSA3). Com Inclusão das ações da Marcopolo (POMO4), Unipar (UNIP6) e Tim(TIMS3). A carteira Ibovespa Dividendos 5+ de setembro é formada pelas seguintes ações:Marcopolo, Unipar, Tim, Direcional e Marfrig.
Emerson Lopes – emerson.lopes@cma.com.br (Safras News)
Copyright 2025 – Grupo CMA