Gentil Nogueira e Willamy Frota são empossados como diretores da agência durante cerimônia no MME

Uma image de notas de 20 reais

Imagem gerada por IA

São Paulo, 16 de setembro de 2025 – Foi realizada hoje (16) no Observatório Nacional daTransição Energética, no subsolo do edifício de Minas e Energia, em Brasília, a cerimônia deposse dos novos diretores da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Willamy Frota e GentilNogueira. Estiveram presentes diversos representantes dos entes do setor elétrico, parlamentares,autoridades, além de familiares e amigos dos empossados.

O primeiro a assinar o termo de posse foi o diretor Gentil Nogueira. Emocionado, agradeceu a suafamília e aos diversos amigos que fez ao longo da carreira acadêmica e profissional. Relembrou otrabalho intenso realizado durante os anos em que esteve como Secretário Nacional de EnergiaElétrica no Ministério de Minas e Energia e expressou a alegria em retornar para a Aneel, seuórgão de origem. Ressaltou que a agência é um lugar de profissionais comprometidos e quepretende zelar pelo diálogo e transparência em seu mandato. A Aneel não é um órgão de defesade consumidor, como também não é um tribunal. É uma agência reguladora, e assim deve atuar embusca de um constante equilíbrio. Aqui refiro-me à missão da Aneel, que mesmo de difíciloperacionalização, é sucinta e direta. Proporcionar condições favoráveis para que o mercado deenergia elétrica se desenvolva com equilíbrio entre os agentes e em benefício da sociedade. Seessa é a missão da Aneel, essa é a minha missão e esta é a missão de todos que atuam nestacasa de regulação, afirmou.

Gentil enfatizou a importância de atrair investimentos por meio de segurança jurídica eregulatória, defendendo os direitos dos consumidores e buscando tarifas justas. Segundo ele, atransição energética e a eficiência em todas as etapas do setor são prioridades, juntamente como diálogo aberto. Por fim, agradeceu a colaboração de diversas instituições e expressou suacrença na cooperação para um setor saudável e dinâmico.

Na sequência, o diretor Willamy Frota assinou o termo de posse e iniciou seu discurso agradecendo aDeus, aos familiares, a todos os presentes e também aos amigos que fez ao longo da trajetóriaprofissional. Destacou que já trabalhou em diversos entes do setor elétrico e que ao longo dessesanos sempre teve contato e um diálogo amistoso com a Aneel. Também ressaltou que já participoudurante a sua trajetória de vários projetos estratégicos que garantiram energia elétrica segurae confiável a diversas regiões do país. Essas experiências ampliaram minha visão estratégicasobre o setor e reforçaram meu compromisso com a excelência, inovação e responsabilidade social.A energia elétrica é um bem essencial à cidadania e um vetor estratégico para o desenvolvimento,o crescimento e o progresso de qualquer sociedade. Vivemos uma nova era energética marcada pelatransição energética justa, sustentável e inovadora, que impõe grandes desafios que exigem detodos nós dedicação, criatividade, visão estratégica, previsibilidade, resiliência etecnologia, afirmou.

Frota ressaltou que assume o cargo com entusiasmo e pautado no diálogo. Em um país de dimensõescontinentais como o Brasil, o setor elétrico apresenta características próprias e de elevadacomplexidade. Esse cenário impõe à Aneel o papel fundamental de regular, fiscalizar e mediar paragarantir que o setor elétrico seja seguro aos agentes do mercado. Ciente dos grandes desafios, écom esse espírito de responsabilidade e experiência que assumo o compromisso de atuar na Aneel comtotal isenção, pautando as decisões por critérios técnicos, transparência e sempre em favor dointeresse público. Tenho plena consciência de que essa missão requer diálogo, ponderou.

Por fim, lembrou que a Aneel já teve 30 diretores, mas nenhum do estado de Amazonas, por essarazão, disse se sentir orgulhoso de representar o seu estado na agência.

As informações partem da Aneel.

Cynara Escobar – cynara.escobar@cma.com.br (Safras News)

Copyright 2025 – Grupo CMA

Voltar ao topo