Gonet pede condenação de nove réus do núcleo 3 da trama golpista

Uma image de notas de 20 reais

Imagem gerada por IA

São Paulo, 16 de setembro de 2025 – O procurador-geral da República, Paulo Gonet (foto), pediunesta segunda-feira (15) ao Supremo Tribunal Federal (STF) a condenação de nove réus do núcleo 3da trama golpista ocorrida durante governo do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Nas alegações finais enviadas ao STF, última fase antes do julgamento, Gonet reiterou a denúnciaapresentada contra os réus, que são acusados de planejar “ações táticas” para efetivar o planogolpista.

O núcleo é composto por oito militares do Exército e um policial federal. Eles respondem aoscrimes de organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático deDireito, golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça e deterioração depatrimônio tombado.

Na manifestação, Gonet defendeu que a acusação contra o tenente-coronel, Ronald Ferreira deAraújo Júnior, um dos réus, seja desclassificada para o crime de incitação das Forças Armadascontra os poderes constitucionais.

Com a medida, o acusado poderá ter direito a um acordo para se livrar de condenação. Atualmente,ele responde aos cinco crimes imputados a todos os réus.

Copyright 2025 – Grupo CMA

MAIS LIDAS

Voltar ao topo