São Paulo, 16 de julho de 2025 – O governo do Brasil recebeu com satisfação a decisão do governoda República Argentina de encerrar investigação de revisão de medida antidumping sobreexportações brasileiras de resinas de poliéster insaturadas, alquídicas sem óleo, sem prorrogara aplicação do direito. A decisão foi publicada no Diário Oficial daquele país em 3 de julho de2025, informaram os Ministérios das Relações Exteriores (MRE) e do Desenvolvimento, Indústria,Comércio e Serviços (MDIC).
A medida antidumping objeto da revisão vinha sendo aplicada desde novembro de 2019, com alíquotasde 12,22%, o que prejudicava as exportações do produto brasileiro para aquele mercado. O processode revisão da medida iniciado em 2024 contou com o acompanhamento ativo do governo brasileiro. Apartir da decisão de 3 de julho, as importações brasileiras deixam de estar sujeitas à cobrançado direito.
Os ministérios disseram que mantiveram diálogo com as empresas nacionais envolvidas e atuaram aolongo do processo, com vistas ao fim da cobrança do direito antidumping sobre esses produtos.
O governo afirma que o encerramento da revisão sem prorrogação da medida torna as exportaçõesde resinas de poliéster do Brasil mais competitivas naquele mercado e abre novas oportunidades paraum número maior de produtores brasileiros.
“Trata-se de resultado positivo para o setor e para a relação econômico-comercial do Brasil com aArgentina”, comentou o governo brasileiro.
Cynara Escobar – cynara.escobar@cma.com.br (Safras News)
Copyright 2025 – Grupo CMA