Governo espera aprovação em breve do projeto que isenta IR para entrar em vigor no início de 2026

Uma image de notas de 20 reais

Imagem gerada por IA
Compartilhe: Ícone Facebook Ícone X Ícone Linkedin Ícone Whatsapp Ícone Telegram

Porto Alegre, 27 de agosto de 2025 – O ministro da Casa Civil, Rui Costa, disse hoje, no programa”Bom Dia, Ministro”, disse que a expectativa do governo é de que o projeto de isenção do Impostode Renda para quem ganha até R$ 5 mil seja votado logo no Congresso, com o objetivo de entrar emvigor a partir do início do ano que vem. “É difícil até para a oposição não votar esseprojeto. O que pode ocorrer é a retirada das compensações”, frisou o ministro.

Ele defendeu o projeto e afirmou que a contribuição deve ser proporcional à renda da “pessoa,como ocorrer em qualquer lugar do mundo”. Segundo Costa, “estamos falando do limite de uma vidadigna para as pessoas”.

Sobre a PEC das prerrogativas parlamentares, que deve ser votada hoje na Câmara, o ministro disseque a questão do foro é do Congresso. “O que a sociedade estranha é todo hora esta mudando esteforo. Fundamental é ter perenidade neste processo”, afirmou.

O ministro também comentou as críticas feitas ontem pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva àbase governista no Congresso. “O governo busca que haja alinhamento com a base. Foi essa aobservação que Lula fez. Quem compõe o governo precisa defender o governo”, afirmou.

Costa destacou a melhora na situação econômica do país. “Acreditamos muito no que estamosfazendo. E não é retórica. São dados objetivos”, defendeu. “O país está com as conta arrumadase crescendo em torno de 3% ao ano. Temos a menor taxa histórica de desemprego”, completou. “Vamoscontinuar fazendo justiça social e melhorando as condições de vida da população”.

O chefe da Casa Civil destacou o fato do governo ter tido, ao longo dos últimos dois anos, asprincipais medidas propostas aprovadas pelo Congresso e garantiu que o objetivo é continuardialogando com o parlamento para que as propostas sigam sendo aprovadas.

Costa disse ainda que o governo não apoia o projeto de utilizar recursos do fundo social parasocorrer agricultores. “Precisamos achar outras fontes para colaborar com o agricultor para elepagar suas dívidas”, sugeriu.

Sobre a tarifa imposta por Donald Trump aos produtos importados brasileiros, Costa disse que oCongresso não pode misturar o julgamento de Bolsonaro com as medidas sugeridas pelo governo. “Apopulação não pode ser prejudicada por conta de alguém que esteja respondendo a um processo. Jáé inconcebível que que um deputado eleito pelo Brasil esteja morando no exterior e prejudicando ointeresse da população”, disse, referindo-se ao deputado e filho do ex-presidente Jair Bolsonaro,Eduardo Bolsonaro.

Rui Costa anunciou que o programa de isenção do pagamento de gás de cozinha será anunciado nasemana que vem e que vai beneficiar 15 milhões de brasileiros.

Dylan Della Pasqua / Safras News

Copyright 2025 – Grupo CMA

Voltar ao topo