Governo espera aprovação em breve do projeto que isenta IR para entrar em vigor no início de 2026 (amplia)

Uma image de notas de 20 reais

Imagem gerada por IA
Compartilhe: Ícone Facebook Ícone X Ícone Linkedin Ícone Whatsapp Ícone Telegram

Porto Alegre, 27 de agosto de 2025 – O ministro da Casa Civil, Rui Costa, disse hoje, no programa”Bom Dia, Ministro”, disse que a expectativa do governo é de que o projeto de isenção do Impostode Renda para quem ganha até R$ 5 mil seja votado logo no Congresso, com o objetivo de entrar emvigor a partir do início do ano que vem. “É difícil até para a oposição não votar esseprojeto. O que pode ocorrer é a retirada das compensações”, frisou o ministro.

Ele defendeu o projeto e afirmou que a contribuição deve ser proporcional à renda da “pessoa,como ocorrer em qualquer lugar do mundo”. Segundo Costa, “estamos falando do limite de uma vidadigna para as pessoas”.

Sobre a PEC das prerrogativas parlamentares, que deve ser votada hoje na Câmara, o ministro disseque a questão do foro é do Congresso. “O que a sociedade estranha é todo hora esta mudando esteforo. Fundamental é ter perenidade neste processo”, afirmou.

O ministro também comentou as críticas feitas ontem pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva àbase governista no Congresso. “O governo busca que haja alinhamento com a base. Foi essa aobservação que Lula fez. Quem compõe o governo precisa defender o governo”, afirmou.

Costa destacou a melhora na situação econômica do país. “Acreditamos muito no que estamosfazendo. E não é retórica. São dados objetivos”, defendeu. “O país está com as conta arrumadase crescendo em torno de 3% ao ano. Temos a menor taxa histórica de desemprego”, completou. “Vamoscontinuar fazendo justiça social e melhorando as condições de vida da população”.

O chefe da Casa Civil destacou o fato do governo ter tido, ao longo dos últimos dois anos, asprincipais medidas propostas aprovadas pelo Congresso e garantiu que o objetivo é continuardialogando com o parlamento para que as propostas sigam sendo aprovadas.

Costa disse ainda que o governo não apoia o projeto de utilizar recursos do fundo social parasocorrer agricultores. “Precisamos achar outras fontes para colaborar com o agricultor para elepagar suas dívidas”, sugeriu.

Sobre a tarifa imposta por Donald Trump aos produtos importados brasileiros, Costa disse que oCongresso não pode misturar o julgamento de Bolsonaro com as medidas sugeridas pelo governo. “Apopulação não pode ser prejudicada por conta de alguém que esteja respondendo a um processo. Jáé inconcebível que que um deputado eleito pelo Brasil esteja morando no exterior e prejudicando ointeresse da população”, disse, referindo-se ao deputado e filho do ex-presidente Jair Bolsonaro,Eduardo Bolsonaro.

Rui Costa anunciou que o programa de isenção do pagamento de gás de cozinha será anunciado nasemana que vem e que vai beneficiar 15 milhões de brasileiros.

O ministro disse, em relação à regulamentação das big techs, que o governo espera a votaçãodessa semana no Congresso para contribuir posteriormente com o projeto. “Não queremos modificar.Estamos aguardando a votação para não concorrer e contribuir”, finalizou.

Dylan Della Pasqua / Safras News

Copyright 2025 – Grupo CMA

Voltar ao topo