São Paulo, 25 de agosto de 2025 – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nestasegunda-feira a compra de uma participação de 10% pelo governo na fabricante de chips Intel edisse estar determinado a realizar mais operações semelhantes. “Farei acordos como esse para onosso país o dia todo”, postou Trump em sua rede Truth Social.
Mais cedo, o assessor econômico da Casa Branca, Kevin Hassett, explicou que a iniciativa fazparte de uma estratégia mais ampla para criar um fundo soberano que poderá incluir outrasempresas.
A transação com a Intel, anunciada na sexta-feira, está avaliada em cerca de US$ 8,9bilhões, combinando recursos da Lei CHIPS e verbas governamentais separadas destinadas a programasde fabricação de semicondutores seguros. Hassett ressaltou que o governo não terá envolvimentonas operações da empresa.
“Bem, acho que esta é uma circunstância muito, muito especial devido à enorme quantidade degastos com a Lei CHIPS que estava chegando”, disse Hassett em entrevista à CNBC. “Mas o presidentedeixou claro, desde a campanha, que ele acha que, no final, seria ótimo se os EUA pudessem começara construir um fundo soberano. Portanto, tenho certeza de que em algum momento haverá maistransações, se não neste setor, então em outros”, acrescentou.
Larissa Bernardes- larissa.bernardes@cma.com.br (Safras news)
Copyright 2025 – Grupo CMA