A Associação Comercial de São Paulo (ACSP), realizou na quarta-feira (25), na sede social do Clube Atlético Juventus, o 14º Encontro de Empresários da Zona Leste da capital paulista. A iniciativa traz pelo menos três objetivos – a ampliação de networking para geração de negócios entre os empreendedores da região, em especial os de pequeno e médio porte; a mobilização para pautas de interesse do setor de comércio & serviços; e a criação de proximidade com o poder público, já que participaram do evento o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), o prefeito Ricardo Nunes (MDB) e o secretário estadual de Governo e Relações Institucionais, Gilberto Kassab. Os três defenderam a preocupação com os estragos no Simples Nacional que a Reforma Tributária pode causar.
Tarcísio disse que o governo estadual vai trabalhar para preservar o Simples. “Ele é de extrema importância para as pequenas empresas no Brasil”, afirmou o governador durante o evento. Ricardo Nunes reforçou o fato de que a desburocratização e simplificação de processos é um motor para o mundo empreendedor. Citou a diminuição de tempo para a abertura de empresas na cidade, o que permitiu a geração de negócios e maior atratividade corporativa. “Tivemos 57 mil empresas migrando para São Paulo. Isso trouxe aproximadamente R$ 1 bilhão para a arrecadação municipal”, disse Nunes. O caixa reforçado levou, inclusive, a projetos como o do Triângulo Histórico, com isenção de IPTU e redução do ISS para projetos na área do Centro Antigo.
O secretário estadual Kassab foi ainda mais duro em relação às preocupações que podem impactar o pequeno e médio empreendedor caso o Simples não seja protegido nas discussões da Reforma Tributária. “Num mundo de tantas transformações, não podemos perder avanços conquistados”, disse. “Mexer no Simples é um risco muito grande para o país, e devemos evitar o pior.” Kassab acredita que a ganância do poder público por arrecadação levará a um enfrentamento inevitável entre governos e sociedade civil. E fez questão de dizer que não falava apena da esfera federal, mas também de estados e municípios. “Governos gastam cada vez mais e, em vez de cortar, querem aumentar a carga tributária, em todas as esferas. E isso penaliza e muito o Brasil.”
Para Kassab, o nome do jogo “é mobilização”. Sua palestra foi ao encontro do que disse o presidente da Associação Comercial de São Paulo, Roberto Mateus Ordine “Este importante evento é decisivo no âmbito das conexões”, afirmou Ordine. Por isso ele ressaltou a importância do retorno do Encontro de Empresários da Zona Leste, que não acontecia havia sete anos e agora chega à 14ª edição. O idealizador dos encontros, Elcio Pereira da Silva, afirmou que desde a versão inicial, em 1997, a agenda reuniu mais de 26 mil pessoas, e que desde o começo o objetivo sempre foi capacitar o empreendedor. “Essa é a origem. Fornecer subsídios para que os empresários se mantenham competitivos”, disse Pereira. “Porque aqui não estamos apenas construindo negócios. Estamos construindo um legado.”