[AGÊNCIA DC NEWS]. Em abril, Graciela Kumruian completará dois anos na cadeira máxima da Netshoes. Gigante e pioneira do varejo digital esportivo, fundada em 2000 pelo irmão Marcio Kumruian e um primo, Hagop Chabab, ela começou a atuar na empresa no fim de 2008, na tecnologia, sua área de formação, e se tornou COO três anos depois, em novembro de 2011, ocupando o cargo até julho de 2020. A essa altura, a companhia já pertencia integralmente ao grupo Magalu – aquisição feita no primeiro semestre de 2019, por US$ 115 milhões – e para onde Graciela foi atuar, como diretora-executiva de Clientes, Integração e Sustentabilidade até voltar à Netshoes, como CEO. Na última semana de fevereiro, a marca abriu uma loja física no formato outlet junto à unidade da Magazine Luiza da Marginal Tietê, em São Paulo. Não deixa de ser uma espécie de volta ao passado. Quando nasceu, há 25 anos, era uma loja física que não decolava. Isso obrigou a companhia a dar seu passo decisivo: mergulhar na internet. Em 2002, eles já operavam no ambiente digital. Mantiveram lojas físicas até 2007, mas desde então, se tornou referência no e-commerce de seu segmento.
Um dos temas de que Graciela trata de forma estratégica como CEO é a inclusão. “Estou envolvida em defender a necessidade de mais e mais ações de diversidade e inclusão”, disse nesta entrevista exclusiva à Agência DC NEWS. No quadro de colaboradores da Netshoes, 55% são mulheres. E na liderança, metade é feminina, porcentual acima da média de mercado. No Brasil, mulheres em cargos de liderança somam 33,5%, segundo o estudo Women in Business 2024, da Grant Thornton. “Meu objetivo é que todos passem a olhar o fator diversidade dentro da empresa, em cada área, e que todos saibam o quanto esse ambiente diverso traz olhares mais amplos para o negócio.” Confira a entrevista.
AGÊNCIA DC NEWS – Como a fusão com o Magalu influenciou a estrutura financeira e operacional da Netshoes?
Graciela Kumruian – Após a integração completa da Netshoes ao Magalu, nos tornamos uma empresa mais ágil e focada no nosso core business. Eliminamos sobreposições de capital humano, utilizando as estruturas já estabelecidas no Magalu, deixando a estrutura dedicada a Netshoes focada na operação, na estratégia e no crescimento do nosso modelo de negócio.
AGÊNCIA DC NEWS – A Netshoes fechou 2023 com lucro de R$ 177,7 milhões [os resultados de 2024 serão anunciados pelo Magalu na quinta-feira], três vezes maior do que no ano anterior. Quais fatores foram cruciais para essa evolução?
Graciela Kumruian – Em 2023, nosso foco esteve voltado para três pontos: a eficiência operacional, o fortalecimento das categorias core e a ampliação de sortimento com curadoria de produtos. Com isso, levamos ao consumidor maior variedade e marcas de desejo. Buscamos parcerias exclusivas com grandes marcas e negociamos a entrada de marcas estrangeiras dos segmentos de esporte e estilo de vida, diversificando ainda mais nossa oferta.
AGÊNCIA DC NEWS – O que guia a construção desse portfólio?
Graciela Kumruian – As tendências de consumo e uma curadoria cuidadosa. Assim, ampliamos nossa linha de roupas confortáveis e casuais, porque nosso foco está na crescente demanda por produtos que priorizam o bem-estar. Além disso, buscamos oferecer artigos para todos os tipos de esportes.
AGÊNCIA DC NEWS – O marketplace já representa quase metade das vendas da Netshoes. Existe um limite estratégico para essa expansão?
Graciela Kumruian – Entendemos que para o consumidor a combinação de estoque próprio e de terceiros é vencedora. Trazemos produtos de alta demanda para o estoque próprio. Isso garante preços atrativos, disponibilidade dos estoques no lançamento dos produtos mais cobiçados, como camisas de futebol, além de serviços como customização e acesso a produtos exclusivos e pré-vendas. Já os terceiros complementam todo o sortimento trazendo maior variedade de marcas e tipos de produtos, ampliando a oferta ao consumidor. Não há limite. Queremos crescer ambos os negócios, mantendo padrões de excelência e rentabilidade.
AGÊNCIA DC NEWS – Qual é o diferencial para atrair bons vendedores e evitar problemas com produtos e atendimento?
Graciela Kumruian – Como diferencial, investir sempre em inovação e no suporte aos sellers para garantir que lojistas aproveitem ao máximo datas estratégicas para expandir seus negócios. Para coibir a oferta de produtos de origem duvidosa, temos uma política de regras rígidas, controles e checagens no cadastro dos produtos e um conjunto de princípios criado para nortear e dar diretrizes aos sellers. Princípios inegociáveis.
AGÊNCIA DC NEWS – Tem funcionado?
Graciela Kumruian – Em 2024, essa supervisão retirou do ar 51 mil anúncios suspeitos e 87 varejistas foram banidos da plataforma.
AGÊNCIA DC NEWS – Quais as principais características do consumidor do varejo esportivo e que tendências você observa para ele no e-commerce?
Graciela Kumruian – Estamos acompanhando as mudanças no comportamento tanto do setor de e-commerce quanto dos consumidores e, por isso, ajustamos nosso posicionamento no último ano.
AGÊNCIA DC NEWS – E ajustaram a parti de quais premissas?
Graciela Kumruian – O futuro do varejo esportivo e do e-commerce está na personalização da experiência do consumidor. E essa personalização será impulsionada por inteligência artificial e análise de dados. Além disso, vemos um crescimento na demanda das pessoas buscando por um estilo mais saudável. Um estilo de vida ativo que vai além da prática esportiva tradicional ou da performance.
AGÊNCIA DC NEWS – Você é uma das poucas mulheres a ocupar um cargo de alta liderança no varejo digital esportivo. Quais foram os principais desafios ao longo da sua trajetória?
Graciela Kumruian – O principal desafio é enfrentar o machismo do ambiente corporativo e esportivo. Não deixar isso te intimidar. Sempre acreditei que haver uma predominância masculina nesse mercado não poderia me excluir das discussões.
AGÊNCIA DC NEWS – E como você fazia?
Graciela Kumruian – Se eu não me posicionasse e não exigisse minha vez de falar, não seria notada, e isso poderia passar uma imagem muito distorcida de quem sou. O meu desafio sempre foi nunca me amedrontar pelo ambiente e sempre me posicionei e marquei presença.
AGÊNCIA DC NEWS – Como a sua gestão tem impactado a cultura corporativa da Netshoes, especialmente no incentivo à diversidade?
Graciela Kumruian – A implementação de práticas ESG não podem ter como objetivo apenas a prestação de contas aos investidores. Temos 55% de mulheres no quadro total. Na liderança, metade dos cargos é de mulheres, porcentual acima da média de mercado [33,5%]. Também temos 20% de pessoas negras em cargos de líderes e 24% no quadro geral de funcionários. Prezamos por um ambiente de equidade.
AGÊNCIA DC NEWS – Qual seu objetivo com essas práticas?
Graciela Kumruian – Meu objetivo é que todos passem a olhar o fator diversidade dentro da empresa, em cada área, e mostrar o quanto esse ambiente diverso traz olhares mais amplos para o negócio.
AGÊNCIA DC NEWS – Como funciona no dia a dia?
Graciela Kumruian – Por aqui, faço papos com as lideranças e mulheres em tecnologia para incentivá-las, e quero ser uma inspiração para essas pessoas. Eu sou formada em ciências da computação, mercado com pouquíssimas mulheres. Por isso, faço questão de ser inspiração. Para realmente mudar o jogo precisamos de ações concretas e do engajamento de todos.
AGÊNCIA DC NEWS – Que tipo de líder você se considera?
Graciela Kumruian – Estar na posição de CEO me ensinou muito sobre a importância de aprender com as pessoas ao meu redor. Liderar implica assumir novas responsabilidades, especialmente na construção de equipes estratégicas que impulsionam a evolução da marca.
AGÊNCIA DC NEWS – Alguém que pensa sempre como equipe?
Graciela Kumruian – Sou uma líder que valoriza a escuta ativa, que se preocupa em criar espaço para que todos participem, contribuam com sugestões e se envolvam diretamente nas atividades. Por isso, meu objetivo é transmitir ao meu time um forte sentimento de pertencimento. Incentivo todos a vestir a camisa, ter orgulho do nosso trabalho e dar o seu melhor.
AGÊNCIA DC NEWS – Dá para equilibrar com a pressão por resultados?
Graciela Kumruian – Meu estilo de gestão é leve, participativo e colaborativo, sempre buscando conciliar diferentes perspectivas para alcançar os melhores resultados. Mesmo em um ambiente dinâmico e desafiador, como o varejo, onde a pressão por metas é constante, faço questão de cultivar um clima de trabalho leve e agradável.
AGÊNCIA DC NEWS – Olhando além da Netshoes, ainda há muitas barreiras para as mulheres no topo das grandes empresas, não?
Graciela Kumruian – Embora tenhamos avançado, ainda enfrentamos retrocessos preocupantes.
AGÊNCIA DC NEWS – Qual seria o caminho?
Graciela Kumruian – Compreensão.Muitas mulheres precisam conciliar a maturidade profissional com a maternidade, tornando o equilíbrio entre carreira e vida pessoal ainda mais complexo. Para isso, é essencial que o ambiente corporativo compreenda essa realidade. Ao compreender, que ofereça suporte, tornando essa fase mais leve e colaborativa.
AGÊNCIA DC NEWS – Mas isso ainda não é a regra no mundo corporativo…
Graciela Kumruian – Uma mudança na cultura corporativa é fundamental. Muitas empresas ainda operam com vieses inconscientes que favorecem perfis tradicionais, masculinos e brancos, para posições de liderança.
AGÊNCIA DC NEWS – O que deve ser feito?
Graciela Kumruian – Desconstruir essas preferências exige um esforço ativo. Além disso, o peso do trabalho doméstico e da maternidade continua recaindo desproporcionalmente sobre as mulheres. Empresas que adotam licença parental estendida para ambos os gêneros, horários flexíveis e políticas de equilíbrio entre vida pessoal e profissional tendem a reter mais talentos femininos e permitir que elas alcancem cargos de liderança.