Com quase 50 anos, Grupo Savegnago investe em braço atacadista e espera faturar R$ 8 bilhões em 2025

Uma image de notas de 20 reais
Empresa tem mais de 13 mil colaboradores e ocupa a 15ª colocação no ranking da Abras
(Divulgação)
  • Objetivo é dobrar o número de lojas do Paulistão Atacadista, passando das cinco atuais para dez unidades até o final do ano
  • Loja de conveniência, sob a bandeira do Savegnago Prático também terá atenção especial no ciclo de crescimento que a empresa prepara
Por Anna Scudeller Compartilhe: Ícone Facebook Ícone X Ícone Linkedin Ícone Whatsapp Ícone Telegram

[AGÊNCIA DC NEWS]. O Grupo Savegnago, fundado em 1976 em Sertãozinho (SP), chega aos 50 anos com uma trajetória que expande, e muito, as fronteiras da cidade de pouco mais de 130 mil habitantes onde nasceu. Presente em 20 municípios, a rede soma 63 lojas sob a bandeira Savegnago Supermercados, oito lojas Paulistão Atacadista e três lojas Savegnago Prático. À AGÊNCIA DC NEWS, o gerente de marketing da empresa, Murilo Savegnago, afirmou que para se manter relevante do concorrido universo supermercadista, é preciso se renovar constantemente e, só assim, “não virar carne de pescoço ”. E tem dado certo. Para este ano, o plano da varejista é faturar R$ 8,6 bilhões, alta de 17,6% em relação a 2024, com atenção especial para o atacarejo e lojas de conveniência.

O movimento de expansão é puxado pela terceira geração da família, que se reinventa para atender as novas demandas dos consumidores, algo que sempre foi estimulado, inclusive, pelo fundador da rede, Aparecido Savegnago, que se aposentou em 1994 e faleceu em 2007. O plano dele, de manter a família à frente do negócio, segue intacto, e o ritmo de expansão visto agora não é de hoje. Em 1978, a primeira loja da rede já tinha dobrado de tamanho, e no ano seguinte já eram eram cinco unidades em Sertãozinho.

Crescer nos tempos atuais, no entanto, não é uma tarefa fácil – e não depende apenas de capital. Segundo Murilo, é preciso manter um olhar atento para o uso de tecnologia, e crescer atualmente significa dar mais atenção (leia-se recursos) para áreas como automação. Um passo importante nessa direção foi a decisão de mudar a estrutura de back-office de dados para o Data Lake e, com isso, melhor catalogar os produtos, e automatizar processos da jornada do cliente. “É uma cobrança da nossa presidência que estejamos estudando a IA e onde aplicá-la”, disse. Hoje, o presidente do Grupo é Chalim Savegnago, filho de Aparecido.

Escolhas do Editor

Com o uso da tecnologia para melhorar a eficiência e gestão de estoque, a empresa abre também espaço para o principal plano de 2025: dobrar o número de lojas do braço atacadista da empresa, a rede Paulistão Atacadista, que deve encerrar 2025 com dez unidades unidades espalhadas pelo interior de São Paulo. O objetivo, disse ele, é manter esse ritmo de aberturas nos próximos três anos. Murilo afirma ainda que haverá uma atenção especial ao formato de lojas de conveniência, em postos de combustíveis, que nascem com a marca Savegnago Prático. Atualmente são três unidades sob esta bandeira. Sobre a rede Savegnago Supermercados, a mais tradicional da empresa, o objetivo é fazer um pente fino nas lojas já em operação. “Vamos ter muito forte a revitalização, ampliação de lojas existentes”, afirmou.

Olhar para a própria operação para saber o que deu certo e o que não deu certo é um trabalho constante. E isso também se aplica à tecnologia. Depois de um investimento classificado por Murilo como “parrudo” (mas sem abrir cifras) em carrinhos inteligentes para tornar mais tecnológica a jornada de compra do cliente, o resultado não foi o que a empresa esperava. “O carrinho inteligente participa pouco da venda da loja para compensar todo o esforço que é desprendido com ele”, disse. Atualmente, o carrinho inteligente, ou smart cart, representa pouco menos de 1% de transações nas lojas. Segundo o gerente de marketing do grupo, os carrinhos inteligentes ainda têm muita oportunidade de melhoria por parte do desenvolvimento e que o maior desafio “talvez seja disseminar que estão lá e para que servem”.

“É uma tecnologia 100% brasileira, acho que é um tipo de orgulho para a gente”, disse. Mesmo assim, a invenção ainda não é uma realidade no todo do Savegnago, estando presente em quatro lojas. “[O carrinho] ainda vem se provando porque ele participa pouco da venda da loja”, afirmou Savegnago.  A realidade tem se mostrado mais difícil. Presente desde outubro de 2023, segundo ele, ainda são frequentes os clientes que se surpreendem com a opção, alegando não saberem até então da disponibilidade de carrinhos inteligentes no estabelecimento.

Aspas

É uma cobrança da nossa presidência que estejamos estudando a IA e onde aplicá-la

Aspas
Murilo Savegnago

RECONHECIMENTO – O desejo de inovar foi o que rendeu ao grupo, em 2023, o Prêmio Automação 25 anos, na categoria Código 2D em Carrinhos Inteligentes, da GS1 Brasil – Associação Brasileira de Automação. Também no mesmo ano, se consolidou como uma das 15 maiores empresas do varejo alimentar nacional, posição que mantém no ranking da Associação Brasileira de Supermercados (Abras). A empresa foi a primeira a implementar a tecnologia de carrinho inteligente no interior do Estado de São Paulo.

Realizado em parceria com as desenvolvedoras de soluções sob medida Tecnix Informática e Nextop, o projeto de implementação visava dar mais independência para o consumidor na hora de realizar sua jornada de compra. Com um leitor digital e serviço de pagamento acoplados à sua estrutura, o carrinho inteligente permite que o cliente pegue os produtos desejados e os registre no sistema de leitura dos códigos 2D disponibilizados em cada item. Após o registro da mercadoria, basta colocar no carrinho e, ao final das compras, realizar o pagamento sem possíveis filas. O projeto conversa com a proposta do Savegnago em trazer à loja física um grande diferencial para bater com o e-commerce.

PAPEL SOCIAL – Ao tratar de responsabilidade social, o grupo criou em 2008 na sua cidade de origem, Sertãozinho, a Instituição Aparecido Savegnago, uma entidade sem fins lucrativos que tem como objetivo oferecer cursos para inclusão cultural de crianças e adolescentes para desenvolvimento da formação artística. Cerca de 70% das vagas são preenchidas por crianças e jovens da cidade e 30% por filhos de funcionários da empresa.

Outra movimentação do grupo foi a Escola Savegnago, fundada em 2018, em parceria com o Senac, também em Sertãozinho. A instituição tem como objetivo oferecer cursos técnicos em várias áreas, como operador de caixa, açougue, rotisseria, padaria, entre outros. Atualmente a escola já formou mais de 700 alunos. Futuramente o Instituto oferecerá aulas em outras cidades em que o Savegnago atua, além de aulas online. O grupo acredita que somente a educação tem o poder de transformar vidas, abrindo portas para um mundo cheio de novas possibilidades.

Voltar ao topo