São Paulo, 29 de agosto de 2025 – A inflação da capital japonesa Tóquio subiu 2,6% em agostoem base anual, de acordo com informações do departamento de estatísticas do país. O índiceficou abaixo dos 2,9% de julho.
Excluindo alimentos e energia, o índice de inflação de Tóquio teve alta de 3%. Os itens quemais contribuíram para o aumento dos preços foram o de alimentos, com 6,9%; de habitação, com1,3%, e de energia, com queda de 5,3%.
“Uma grande queda nos preços dos serviços públicos (-8,8% em relação ao ano anterior) foi oprincipal motivo para o arrefecimento da inflação geral de Tóquio, enquanto os preços dealimentos frescos (4,1%) e de transporte e comunicação (3,3%) subiram. A inflação aumentou 0,1%mês a mês, principalmente devido à elevação de 0,2% nos preços dos serviços. Apesar do fortearrefecimento da inflação geral, a inflação subjacente, excluindo alimentos frescos e energia,subiu 3,0%, sinalizando que as pressões de preços subjacentes permanecem firmes”, afirma Min JooKang, economista sênior para a Coreia do Sul e Japão da ING.
Vanessa Zampronho / Safras News
Copyright 2025 – Grupo CMA