Indice de preços ao consumidor sobe 2,2% em agosto em leitura revisada

Uma image de notas de 20 reais

Imagem gerada por IA

São Paulo, 12 de setembro de 2025 – O índice de preços ao consumidor da Alemanha (CPI, nasigla em inglês) teve alta de 2,2% em agosto em base anual e subiu 0,1% em relação ao mêsanterior, de acordo com dados revisados divulgados pelo Escritório Federal de Estatísticas(Destatis). Os números vieram dentro das expectativas do mercado.

Já o índice de preços ao consumidor harmonizado (HICP, na sigla em inglês), que leva emconsideração os critérios da União Europeia (UE), subiu 2,1% em agosto em base anual e subiu0,1% ante o mês anterior.

Os preços do setor de energia caíram 2,4% em agosto em base anual; e os dos alimentos subiram2,5%. O núcleo da inflação, que exclui alimentos e energia, subiu 2,7% em agosto em base anual.

“O índice de inflação aumentou ligeiramente pela primeira vez neste ano”, diz Ruth Brand,presidente do Escritório Federal de Estatística (Destatis). Ela acrescenta: “O aumento dos preçosdos alimentos acelerou em agosto. Além disso, a queda nos preços da energia contribuiu menos parafrear a inflação do que nos meses anteriores”.

Vanessa Zampronho / Safras News

Copyright 2024 – Grupo CMA

MAIS LIDAS

Voltar ao topo