Indice sobe com commodities metálicas, digere IBC-Br e de olho na reunião de Trump com líderes europeus

Uma image de notas de 20 reais

Imagem gerada por IA
Compartilhe: Ícone Facebook Ícone X Ícone Linkedin Ícone Whatsapp Ícone Telegram

São Paulo, 18 de agosto de 2025 – O Ibovespa sobe com commodities metálicas, bancos mistos emmeio ao dado do Indice de Atividade Econômica (IBC-Br) do Banco Central, prévia do PIB. O mercadoainda absorve o Boletim Focus com projeções mais positivas para a inflação em 2025 e de olho noexterior.

De acordo com o Focus, a estimativa para a inflação em 2025 caiu de 5,05% para 4,95%. Osinvestidores ficam à espera da reunião entre Donald Trump, Volodymyr Zelensky e líderes europeus.Para a semana, o destaque é o Simpósio de Jacson Hole, com a participação de Jerome Powell, nasexta-feira (22).

O IBC-Br recuou 0,06% em junho em relação a maio, indo a 109,06 pontos. Nos dados sem ajustesazonal, o IBC-Br atingiu 107,26 pontos, ganho de 1,38% na comparação com o mesmo mês de 2024. OTermômetro Safras apostava em estabilidade entre junho e maio e alta de 1,5% na comparação anual.

As ações do Itaú (ITUB4) subiam 0,56%. Banco do Brasil (BBAS3) caía 0,58%. Vale (VALE3)tinha alta de 0,48%. CSN (CSNA3) e CSNMineração (CMIN3) avançavam 3,69% e 2,07%.

O destaque positivo fica para Raizen (RAIZ3) com alta de 12,50%.

Às 11h14 (horário de Brasília), o principal índice da B3 subia 0,50%, aos 137.033,90 pontos.O Ibovespa futuro com vencimento em outubro tinha ganho de 0,34%, aos 139.870 pontos. O girofinanceiro era de R$ 4,1 bilhões. Em Nova York, os índices operavam mistos.

Em boletim matinal, Marianna Costa, economista-chefe da Mirae Asset, informou que “a semana quecomeça conta com uma agenda de indicadores econômicos leve. A grande expectativa é para opronunciamento do presidente do Fed, na sexta-feira, no simpósio de Jackson Hole, onde usualmente aautoridade monetária usa para dar diretrizes ou análises com mais profundidade. Powell enfrentanesta sexta-feira uma difícil escolha sobre sua abordagem, em um momento em que as informaçõesmais recentes têm confundido sua estratégia de depender dos indicadores econômicos. As atençõesse voltam para as questões geopolíticas. Os presidentes dos EUA e Ucrânia devem se encontrar hojeem Washington, depois com os líderes do Reino Unido, Alemanha, França, Itália, Finlândia, UniãoEuropeia e OTAN. Os líderes europeus pretendem demonstrar solidariedade à Ucrânia e pressionarpor fortes garantias de segurança em qualquer acordo pós-guerra. No Brasil a agenda na semanatambém é esvaziada. As movimentações no Congresso seguem em foco, e na agenda repercute apesquisa Focus e o índice IBC-Br de junho”.

Soraia Budaibes – soraia.budaibes@cma.com.br (Safras News)

Copyright 2025 – Grupo CMA

Voltar ao topo