Indices passam a cair; Trump deve impor tarifas de 15% a 20% sobre a UE

Uma image de notas de 20 reais

Imagem gerada por IA

São Paulo, 18 de julho de 2025 – Os principais índices do mercado de ações dos EstadosUnidos passaram a cair no início da tarde desta sexta-feira, com os investidores demonstrandopreocupação com a notícia de que Donald Trump poderia impor tarifas de 15% a 20% sobre osprodutos da União Europeia.

Segundo a reportagem do jornal britânico Financial Times, o governo norte-americano agoraconsidera um índice recíproco de tarifas que supera 10%, mesmo que um entendimento seja alcançadoentre as partes.

Trump também não se mostrou sensibilizado pela recente proposta da União Europeia de reduziras tarifas sobre automóveis, e pretende manter as taxas desse setor em 25%, conforme o planejado,de acordo com fontes citadas pela publicação do FT.

“Nenhum acordo final foi alcançado, e o escopo total das propostas tarifárias do presidenteTrump nas últimas duas semanas permanece incerto, alimentando a incerteza contínua do mercado”,diz Julian Pineda, analista de mercado da CityIndex.

Mais cedo, o governador do Fed, Christopher Waller, voltou a dizer que é favorável a um cortede juros já na reunião de julho do banco, e que as tarifas de Trump não devem causar impactoinflacionário de longo prazo. Mas o presidente do Fed Chicago, Austan Goolsbee, um pouco maistarde, defendeu uma posição diferente. Para ele, o banco deve começar a baixar os juros a partirde 2026.

“É um ambiente de risco e, embora haja rumores sobre cortes do Fed, a realidade é mais sutil”,disse Ken Mahoney, CEO da Mahoney Asset Management. “Historicamente, os ciclos de alta tendem a terum desempenho melhor sem cortes de juros, e o primeiro corte costuma ser um sinal de baixa, emborahaja um argumento válido desta vez, especialmente com a inflação desacelerando e as projeçõesde crescimento do PIB ainda intactas após superarmos a ameaça de tarifas massivas”.

Confira abaixo a variação e a pontuação dos índices de ações dos Estados Unidos por voltade 14h29 (de Brasília):

Dow Jones: -0,51%, 44.258,82 pontosNasdaq 100: -0,01%, 20.884,20 pontosS&P 500: -0,10%, 6.290,66 pontos

Vanessa Zampronho / Safras News

Copyright 2025 – Grupo CMA

MAIS LIDAS

Voltar ao topo