São Paulo, 3 de setembro de 2025 – A inflação de bens nos Estados Unidos está sendopressionada pela imposição de tarifas, afirmou nesta quarta-feira Neel Kashkari, presidente doFederal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) de Minneapolis. Segundo ele, embora setorescomo o imobiliário apresentem sinais de desaceleração, o quadro geral continua complexo para aautoridade monetária.
“A inflação ainda está muito alta, mas o mercado de trabalho está mostrando sinais deesfriamento”, disse Kashkari durante a Mesa Redonda Econômica das Mulheres de Minnesota. Para ele,a combinação de preços elevados e desaquecimento da atividade “torna a situação difícil”, paraque o Fed cumpra seu duplo mandato de estabilidade de preços e pleno emprego.
O dirigente reforçou que a inflação média está “andando de lado” e que é necessárioaguardar novos dados antes de tirar conclusões definitivas. Ele destacou que, apesar da moderaçãono setor imobiliário, isso não implica queda nos preços de imóveis ou aluguéis, mas sim umadesaceleração no ritmo de alta.
Kashkari também chamou atenção para mudanças no mercado de trabalho. Segundo ele, aredução da imigração diminuiu a pressão por novas contratações, reduzindo o ponto deequilíbrio para cerca de 75 mil empregos por mês.
O presidente do Fed de Minneapolis também defendeu a resiliência da economia estadunidensefrente a questionamentos sobre o status do dólar como moeda de reserva global. “Sinto-me bem com osEUA mantendo seu status de reserva cambial”, disse. Ele avaliou que apenas um enfraquecimento dacompetitividade do país ou o crescimento extraordinário de outra grande economia poderiam alteraresse quadro – cenários que considera improváveis.
Kashkari ainda reiterou que uma economia em “pressão mais alta”, capaz de crescer além doesperado, pode contribuir para reduzir desigualdades. “Isso ajuda a melhorar a igualdade de rendaporque os empregadores passam a considerar trabalhadores que normalmente são negligenciados e quesofrem primeiro em crises econômicas”, afirmou.
Larissa Bernardes- larissa.bernardes@cma.com.br (Safras news)
Copyright 2025 – Grupo CMA