São Paulo, 23 de junho de 2025 – A Intenção de Consumo das Famílias (ICF) apresentou crescimentode 0,5% em junho, já descontando os efeitos sazonais. O percentual representa o melhor resultadomensal registrado desde maio de 2024. As informações são da Agência Brasil.
Segundo a pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), nacomparação com o mesmo mês do ano passado, o índice teve queda de -1,3%
Em junho, o componente Acesso ao Crédito registrou aumento de 2,5%. Esta é a quinta alta mensalconsecutiva desse indicador, impulsionada por medidas que ampliaram a liquidez no mercadofinanceiro. De acordo com o estudo, 32,6% dos consumidores percebem maior facilidade para obtercrédito, o maior pico desde abril de 2020.
O levantamento também aponta para um ambiente de cautela, influenciado pela elevação da taxabásica de juros da economia (Selic) nos últimos meses. A percepção sobre o momento paraaquisição de bens duráveis, por exemplo, recuou 7,0% em relação ao ano passado – a maior quedana lista de componentes analisados.
Observamos uma melhora pontual, mas o consumidor segue atento aos sinais da economia. A combinaçãode crédito mais acessível e juros elevados exige decisões de consumo mais planejadas ecriteriosas. Por isso há uma busca pelo equilíbrio entre o desejo de consumir e a preocupação denão comprometer o orçamento a longo prazo, avalia o presidente do Sistema CNC-Sesc-Senac, JoséRoberto Tadros.
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Mercado de TrabalhoO componente Emprego Atual apresentou uma queda de 0,1% no mês e de 1,8% no ano. Já a PerspectivaProfissional registrou aumento de 0,5% em junho frente a maio, com avanço de 1,7% em relação aomês equivalente em 2024, graças à maior recuperação dos consumidores com maiores ganhos.
GênerosOs homens apresentaram uma queda mais expressiva da intenção de consumo na comparação anual(-1,8%) em relação às mulheres (-0,7%). Também houve diferença significativa no acesso aocrédito, com o público masculino apresentando alta de 1,5% e do feminino, de 3,4%. Já aperspectiva profissional melhorou para ambos, subindo 1,9% e 1,4%, respectivamente.