São Paulo, 26 de agosto de 2025 – O Ministério das Relações Exteriores do Brasil publicouuma nota, na conta oficial do Itamaraty na rede social X (antigo Twitter) respondendo a umapublicação feita pelo ministro da Defesa israelense, Israel Katz, atacando o presidente LuizInácio Lula da Silva.
“O Ministro da Defesa e ex-chanceler israelense, Israel Katz, voltou a proferir ofensas,inverdades e grosserias inaceitáveis contra o Brasil e o Presidente Lula. Espera-se do sr. Katz, emvez de habituais mentiras e agressões, que assuma responsabilidade e apure a verdade sobre o ataquede ontem contra o hospital Nasser, em Gaza, que provocou a morte de ao menos 20 palestinos,incluindo pacientes, jornalistas e trabalhadores humanitários.
As operações militares israelenses em Gaza já resultaram na morte de 62.744 palestinos, dosquais um terço são mulheres e crianças, e em uma política de fome como arma de guerra imposta àpopulação palestina. Israel encontra-se sob investigação da Corte Internacional de Justiça porplausível violação da Convenção para a Prevenção e Punição do Crime de Genocídio.
Como Ministro da Defesa, o senhor Katz não pode se eximir de sua responsabilidade, cabendo-lheassegurar que seu país não apenas previna, mas também impeça a prática de genocídio contra ospalestinos”, diz a nota do Itamaraty. Mais cedo, Katz chamou Lula de ‘antissemita apoiador doHamas’.
Vanessa Zampronho / Safras News
Copyright 2025 – Grupo CMA