Itaú BBA inclui Nubank e CBA vê cenário favorável para o Ibovespa em setembro

Uma image de notas de 20 reais

Imagem gerada por IA
Compartilhe: Ícone Facebook Ícone X Ícone Linkedin Ícone Whatsapp Ícone Telegram

São Paulo, 1 de setembro de 2025 – O Itaú BBA anuncia a inclusão das ações de Nubank e CBA e asretiradas de Copel e Oceanpact das suas carteiras recomendadas para o mês de setembro. Segundo aanálise de Victor Natal e Mathias Dabdab Venosa, a partir de agora, os investidores estarãoatentos aos números do terceiro trimestre de 2025, tentando decifrar qual será o impacto dadesaceleração econômica contratada em um ambiente de taxas de juros altas. Esse será um pontochave para entender o que está por vir e ajustar estratégias de investimento, avaliam.

O relatório aponta que o mês de agosto foi marcado por uma série de eventos relevantes para oIbovespa, que encerrou o mês com valorização de 6,3% e com direito a novo recorde histórico defechamento, acima dos 141 mil pontos. A influência positiva foi motivada principalmente peloambiente internacional, segundo os analistas, que citam como exemplos as tarifas de importaçãoamericanas sobre produtos brasileiros passaram a valer na primeira semana do mês, porém, com umalonga lista de exceções, o que trouxe certo alívio, e o discurso de Jerome Powell, presidente doFederal Reserve (Fed, o banco central norte-americano), no simpósio de Jackson Hole, que abriuespaço para um primeiro corte de juros já na próxima reunião do colegiado, em setembro.

Por aqui, foi aprovando o regime de urgência para a tramitação do Projeto de Lei que eleva afaixa de isenção do Imposto de Renda para R$ 5 mil, e as empresas brasileiras finalizaram atemporada de balanços referentes ao segundo trimestre de 2025 com números ligeiramente melhores doque o esperado.

“Com o anúncio de tarifas de 50% sobre produtos brasileiros importados aos EUA e a definição dediversas isenções, nossas estimativas sugerem que a tarifa efetiva para o Brasil esteja próximade 30%. Em contrapartida, por aqui foi anunciado o programa Brasil Soberano, que disponibilizará R$30 bilhões em linhas de crédito subsidiadas para empresas afetadas. Outras medidas incluem odiferimento de tributos federais e a priorização de compras governamentais de produtospenalizados, como frutas e pescados, para programas sociais. De maneira geral, o Ibovespa reagiubem, diante do entendimento de investidores de que o pior já passou”, resumem.

Em relação à sinalização de Powell, os analistas avaliam que, diante da perspectiva de cortesde juros nos EUA, cria-se mais espaço para o fechamento das curvas de juros no Brasil, o que, porsua vez, também deve impulsionar o Ibovespa.

Do lado doméstico, o Itaú BBA destaca que a temporada de balanços do segundo trimestre trouxe umpanorama mais favorável para as empresas sob sua cobertura. “Nosso time de analistas apurou que 38s companhias apresentaram resultados classificados como positivos, enquanto outros 38% foramconsiderados neutros e 24% tiveram desempenho avaliado como negativo. Em relação às nossasestimativas, 46% das empresas superaram as projeções, 20% ficaram em linha com o esperado e 34%ficaram aquém. Entre os setores que mais se destacaram podemos citar energia elétrica, saúde,shoppings, óleo e gás e construção civil.”

Cynara Escobar – cynara.escobar@cma.com.br (Safras News)

Copyright 2025 – Grupo CMA

Voltar ao topo