Juros sobem com investidores avaliam estado da economia dos EUA

Uma image de notas de 20 reais

São Paulo, 14 de maio de 2025 – Os juros projetados do Tesouro dos Estados Unidos operam emalta no início da tarde, enquanto os investidores avaliavam o estado da economia americana após umrelatório de inflação contido e um acordo comercial entre Estados Unidos e China.

As preocupações dos investidores sobre os efeitos das tarifas na economia dos Estados Unidosacalmaram-se hoje depois que a inflação em abril ficou abaixo do esperado, mostrando que ospreços ainda não subiram drasticamente.

O índice de preços ao consumidor (CPI) de abril subiu 2,3% na comparação anual, abaixo doaumento de 2,4% previsto por economistas, segundo a Dow Jones. Já a inflação núcleo – que excluialimentos e energia – ficou em 2,8%, em linha com as expectativas.

O Federal Reserve (Fed, o banco central americano) alertou para riscos de estagflação em suareunião de maio, devido às altas tarifas implementadas pelo presidente Donald Trump em abril.

No entanto, uma série de desenvolvimentos positivos – incluindo uma pausa de 90 dias nastarifas recíprocas para a maioria dos países, um acordo comercial com o Reino Unido e umentendimento com a China para suspender temporariamente a maior parte das sobretaxas – aliviaram aameaça de estagflação.

Analistas do Deutsche Bank observaram que o impacto amplo das tarifas foi contido nos dados deinflação.

“Nossos economistas nos Estados Unidos acham que os dados de abril ainda são cedo demais paraque as tarifas do Dia da Libertação apareçam nos números agregados, e não esperam que seusefeitos se reflitam nos preços ao consumidor até junho”, afirmaram os analistas em nota.

Por volta de 12h34 (de Brasília), os juros das notas do Tesouro de 10 anos operavam em 4,51%.Enquanto isso, os juros das notas para 2 anos operavam em 4,03%.

Darlan de Azevedo – darlan.azevedo@cma.com.br (Safras News)

Copyright 2024 – Grupo CMA

MAIS LIDAS

Voltar ao topo