Lançamento da Adobe é hub de produtividade para economizar tempo dos empreendedores

Uma image de notas de 20 reais
Solução tecnológica pode agilizar ações de marketing de pequenas e médias empresas
(Divulgação)
  • Acrobat Studio une IA, PDF Spaces e ferramentas de criação para centralizar documentos e gerar insights em minutos
  • Atualmente, 98% das empresas usam PDF como formato padrão para comunicação externa
Por Vitor Marques

[AGÊNCIA DE NOTÍCIAS DC NEWS]
O PDF, formato criado pela Adobe em 1993, tem hoje mais de 3 trilhões de arquivos em circulação, segundo a empresa. Com isso em vista, a companhia lançou globalmente e agora, no Brasil, o Acrobat Studio, uma plataforma que utiliza inteligência artificial (IA) e ferramentas de criação para analisar grupos de documentos. Rodrigo Munhoz, diretor de vendas digitais da Adobe para a América Latina, afirmou que a solução “combina inteligência artificial avançada e ferramentas de criação para transformar a produtividade dos empreendedores.” A Adobe registrou valor de mercado de US$ 136,07 bilhões na última sexta-feira (7), sendo a líder de mercado em tecnologia para marketing e ferramentas para profissionais de diversos segmentos criativos.

O principal recurso da nova solução é o PDF Spaces, um ambiente no software que transforma coleções de arquivos e links em hubs de conhecimento interativo. Para empreendedores, isso significa reunir contratos, relatórios e documentos importantes em um único espaço, onde assistentes de IA personalizados podem resumir informações, comparar dados e gerar recomendações. Esses assistentes podem assumir diferentes papéis, como o de um instrutor ou de um analista, adaptando respostas às necessidades de cada projeto. Consolidado como um dos formatos padrão para documentos mundialmente, a Adobe enxerga a solução como um marco na evolução do PDF. Segundo dados da Smallpdf, 98% das empresas usam PDF como formato padrão para comunicação externa — e o formato é o segundo tipo de arquivo mais servido na web, atrás apenas do JPEG.

A ferramenta tem integração com o Adobe Express, solução de design, edição de fotos e vídeo. A partir da comunicação entre as ferramentas e dos insights extraídos dos documentos, é possível produzir apresentações, posts para redes sociais, materiais de marketing e relatórios visuais. Munhoz disse que com recursos como os PDF Spaces “é possível tomar decisões com agilidade”. A plataforma também mantém as funcionalidades originais da plataforma, como edição, assinatura eletrônica e proteção de PDFs. Além disso, a nova versão foi projetada com segurança de nível empresarial, incluindo criptografia avançada e citações clicáveis que mostram a origem das informações extraídas pela IA.

EMPREENDEDORES — Em entrevista à Agência DC News em maio deste ano, Mari Pinudo, CEO da Adobe para a América Latina, destacou a importância de ferramentas acessíveis para pequenos e médios empreendedores. “A gente sabe que as pequenas e médias empresas são fundamentais para a economia do Brasil”, disse Pinudo. Segundo ela, a empresa entende que empreendedores precisam de ferramentas que simplifiquem processos e permitam focar no crescimento. O Acrobat Studio já está disponível no Brasil, em português. Os preços podem ser consultados no site da Adobe.

Voltar ao topo