Leandra Bisi Priante, conselheira de 5àsec e Havanna: “É preciso inovar, mas inovar não é reinventar a roda”

Uma image de notas de 20 reais
Leandra Bisi Priante trabalha com a 5àsec há 15 anos e com a Havanna desde 2023
Divulgação
  • Com a 5àsec há 15 anos, Leandra Bisi Priante tem 14 operações da marca e é a unica franqueada na região Norte
  • Ao estudar o mercado de Belém, ela decidiu criar o formato de drive-thru para a rede de lavanderias francesa, projeto premiado pela ABF
Por Anna Scudeller

[AGÊNCIA DC NEWS]. A história de Leandra Bisi Priante é uma história de precocidade e inovação. Hoje com 43 anos, ela acumula mais de duas décadas e meia de experiência no varejo. É dona em Belém de 14 unidades franqueadas da rede francesa de lavanderias 5àsec e de duas cafeterias da rede de origem argentina Havanna, sendo conselheira em ambas. Sua trajetória como vendedora em shopping, iniciada na adolescência, lhe rendeu a paixão por vendas e uma busca constante por inovação: ela criou o primeiro e único drive-thru da 5àsec no Brasil. Porém, sua relação de 15 anos com a rede nem sempre foi fácil. “Eu queria a 5àsec, mas eles não me queriam”, afirmou nesta entrevista À AGÊNCIA DC NEWS. “Na época, não fazia parte do plano de expansão [da marca] ir à região Norte.” Atualmente, ainda é a única franqueada na área.

O interesse por franquias surgiu durante os 15 anos em que atuou no Grupo Vulcabras — uma de suas atividades era justamente o abastecimento de franquias. Curiosa, começou a pesquisar sobre o setor e se apaixonou pelo ramo de limpeza e, em especial, pela 5àsec, da qual já era cliente. A mesma fórmula se repetiu ano passado: interessada em adentrar novos projetos, o varejo alimentício chamou a atenção, e mais ainda a cafeteria Havanna. “O mais importante da minha entrada foi entender a experiência do cliente, fazê-lo consumir na unidade”, disse. Conselheira da marca argentina desde janeiro, o plano de Leandra de incluir tablets e outros atrativos para os consumidores começou a ser implementado em unidades em Brasília. Essa inquietação constante leva a pensar sempre algo novo. “Mas inovar não é reinventar a roda. Com uma mudança aparentemente simples é possível alterar a dinâmica de uma empresa.”

AGÊNCIA DC NEWS – Por que investir em franquias?
Leandra Bisi Priante –
O setor de franquias vem numa crescente. O primeiro semestre deste ano teve crescimento de 15,8% em relação ao mesmo período de 2023. Vale muito a pena.

AGÊNCIA DC NEWS – Seu interesse pela 5àsec surgiu enquanto ainda estava na Vulcabras?
Leandra Bisi Priante
Sim. Os meus últimos três anos lá foram em paralelo aos meus três primeiros na 5àsec, o que acaba gerando um pouco de confusão. Foi difícil começar.

AGÊNCIA DC NEWS – Por quê?
Leandra Bisi Priante
Eu queria a 5àsec, mas eles não me queriam. Na época, não fazia parte do plano de expansão da marca ir à região Norte. Foram muitas reuniões com o antigo dono até convencê-lo. Tinha muita conexão com a marca, já era cliente. Quando comecei a estudar sobre franquias e caí na parte de limpeza, me interessei pelo know-how deles. Foi muita pesquisa envolvida para confirmar a percepção que eu tinha.

AGÊNCIA DC NEWS – O que convenceu a 5àsec?
Leandra Bisi Priante
Depois dessa luta toda, o projeto do drive-thru foi minha entrada na marca. 

AGÊNCIA DC NEWS – Qual o pior momento nessa jornada?
Leandra Bisi Priante
A nossa segunda maior loja da 5àsec pegou fogo. Foi perda total, incluindo as roupas dos clientes. Só a fachada ficou intacta. Aconteceu durante a madrugada, não tinha ninguém na unidade.

AGÊNCIA DC NEWS – Como você superou isso?
Leandra Bisi Priante
Foi minha maior provação da vida. Criamos um comitê de crise e um organograma de pagamento, prometendo voltar em dois meses. E exatos dois meses depois conseguimos voltar e com o mesmo faturamento. Em um ano, o faturamento daquela unidade cresceu em 114%. Tivemos muito apoio da 5àsec durante todo o processo. 

AGÊNCIA DC NEWS – E como foi a relação com a Havanna?
Leandra Bisi Priante
Na verdade, foi um processo bem parecido com o que tive com a 5àsec. Já era cliente e frequentava bastante uma unidade, mas sempre pensando que a loja poderia ser melhor trabalhada. Por uma dessas coincidências da vida, recebi a proposta de um franqueado e do Boulevard Shopping [em Belém] de assumir a loja.

AGÊNCIA DC NEWS – Então foi por repasse?
Leandra Bisi Priante
Sim, e foi uma grata surpresa. Havia um ano eu já estava fazendo um estudo sobre cafeteria e modelos semelhantes, porque era um mercado em que estava interessada. E foi com essa proposta que entrei, mas já estava mais esclarecida, com mais informações, com estudo… Tudo estava mais alinhado para que eu pudesse entrar e começar a desenvolver o trabalho.

AGÊNCIA DC NEWS – Como vê a presença feminina no mercado de franquias?
Leandra Bisi Priante
Fico muito feliz. E ver mais mulheres entrando no segmento é muito gratificante. A mulher vem se desenvolvendo demais, com bastante percepção de mercado, de gestão como um todo. Realmente sempre faço um trabalho de puxar mais mulheres, porque eu acho que isso agrega muito para todos nós. Isso é muito importante, cria valor.

AGÊNCIA DC NEWS – Alguma dica para as mulheres que querem entrar nesse universo?
Leandra Bisi Priante
A primeira coisa é fazer uma avaliação do seu perfil comportamental. Verificar suas habilidades, suas competências, ter um alinhamento do seu comportamento. A partir disso, verificar qual é o seu propósito, com o que você se identifica.

AGÊNCIA DC NEWS – Por que é preciso essa identificação?
Leandra Bisi Priante Você tem de entender onde você pode ter, de fato, uma consistência maior e agregar mais. Mas para isso você precisa ter um envolvimento com o negócio, com a marca, para ver onde você faz de fato a diferença. Foi exatamente o estudo que eu fiz ao analisar as marcas com quem me identificava e, a partir desse estudo e identificação, parti para entender a viabilidade e sustentabilidade do negócio.

AGÊNCIA DC NEWS – Qual é o maior erro na hora de abrir uma franquia?
Leandra Bisi Priante
Percebo muitas vezes as pessoas ansiosas em ter tal marca quando estão entrando no mercado, sem se aprofundarem para saber realmente os riscos e sustentabilidade daquele negócio. E acabam se frustrando.

AGÊNCIA DC NEWS – O que deve ser feito para evitar isso?
Leandra Bisi Priante
Acredito que para a tomada de decisão, para você definir a marca e o mercado em que quer atuar, ou o segmento que você vai escolher, é preciso ter muita frieza. A base são dados e fatos. Sempre sugiro que se faça um estudo mercadológico bem aprofundado, tanto do negócio desejado quanto do mercado para ter uma visão sistêmica.

AGÊNCIA DC NEWS – Uma característica que te marca é levar inovação. Como você faz?
Leandra Bisi Priante
No caso da 5àsec, estudei as necessidades de Belém, notei que é uma cidade com muita chuva e que as pessoas têm dificuldade em encontrar vagas para estacionar, além da correria do dia a dia. Daí surgiu a ideia do drive-thru. Não existia nenhum na rede 5àsec. Chegamos até a sermos premiados pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) pela inovação. 

AGÊNCIA DC NEWS – Ser inovador é diferencial ou obrigatório?
Leandra Bisi Priante –
É preciso ir em busca de inovações tecnológicas ou industriais. Tem sempre que ter uma pontinha de inovação dentro do negócio. Porque o que é constante de fato nesse mercado é a mudança. Cada vez mais a gente precisa estar mais inserido no mercado para pegar essas questões intrínsecas da sociedade.

AGÊNCIA DC NEWS – E isso tem sido possível também na Havanna?
Leandra Bisi Priante –
Recentemente, nós fizemos uma loja híbrida, que junta o pronto atendimento com a loja tradicional. Trocamos toda a parte de seating dos clientes. Colocamos tablet, cardápio digital… O mais importante da minha entrada foi entender a experiência do cliente, fazê-lo consumir na unidade.

AGÊNCIA DC NEWS – Mas como inovar em marcas já estabelecidas?
Leandra Bisi Priante
Inovar não é reinventar a roda. Com uma mudança aparentemente simples conseguimos alterar a dinâmica de uma empresa. São pequenos detalhes. São eles que fazem a diferença. Às vezes você vê [uma ideia ou solução] em outro local e consegue adaptar isso para o seu negócio também, só que em outro formato. E inovar dentro da marca.

Voltar ao topo