São Paulo, 1 de setembro de 2025 – Dois grupos estrangeiros apresentaram propostas para participardo leilão para a construção do túnel que vai ligar as cidades de Santos e Guarujá, no litoralpaulista. As empresas que vão participar do leilão são a espanhola Acciona e a portuguesaMota-Engil. As informações são da Agência Brasil.
O leilão acontece na próxima sexta-feira (5), a partir das 16h, na B3, sede da bolsa de valores deSão Paulo.
A Acciona é a empresa atualmente responsável pela execução das obras da Linha 6-Laranja doMetrô de São Paulo. Já a Mota-Engil assinou recentemente um contrato com a Petrobras paraexecução de serviços dos sistemas submarinos de plataformas offshore.
A concessionária vencedora do leilão ficará responsável pela construção, operação emanutenção do túnel por um período de 30 anos.
Com investimento estimado em R$ 6,8 bilhões, o projeto terá aporte público de até R$ 5,14bilhões, dividido igualmente entre o governo de São Paulo e o governo federal. O restante serácoberto pela iniciativa privada.
Túnel
O túnel Santos-Guarujá será a primeira travessia submersa do Brasil e terá 1,5 quilômetro deextensão. Desse total, 870 metros serão imersos, com módulos de concreto pré-moldados instaladosno leito do canal portuário.
O projeto inclui três faixas de rolamento em cada sentido, uma delas adaptada para Veículo Levesobre Trilhos (VLT), além de ciclovia e espaço para pedestres e galeria de serviços. O projetojá conta com licença ambiental prévia da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb),emitida em agosto de 2025.
Segundo o Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA) que foi realizadopara esse empreendimento e apresentado em julho de 2024, o túnel pretende solucionar um gargalohistórico de mobilidade entre os dois municípios.
Atualmente, há dois principais modos de travessia: o trajeto de 43 km via Rodovia Cônego DomênicoRangoni, utilizado por veículos comerciais, com tempo médio de 60 minutos, e o sistema de balsas ebarcas, usado por pedestres, ciclistas e veículos leves, com tempos de travessia que variam de 18 a60 minutos, dependendo das condições operacionais do porto.
Segundo o governo paulista, mais de 28 mil pessoas cruzam diariamente as duas margens utilizandobarcos de pequeno porte (catraias, que são usadas apenas por pedestres) ou as balsas. Com o túnel,o tempo gasto nessa travessia deve cair para cerca de dois minutos.
A construção desse túnel, portanto, deve desafogar o atual sistema de travessias, aliviar otráfego na Rodovia Cônego Domênico Rangoni (SP-055) e aumentar a capacidade de escoamento doPorto de Santos, que enfrenta congestionamentos frequentes.
Empregos
Para o governo federal, o túnel deve transformar a mobilidade urbana, estimular a economia local emelhorar diretamente a qualidade de vida das mais de 720 mil pessoas que vivem nessas duas cidades.O governo também destaca que a obra tem potencial de gerar milhares de empregos diretos eindiretos, tanto na fase de construção quanto na operação do túnel.
O túnel SantosGuarujá é uma das obras mais emblemáticas do Novo PAC [Programa de Aceleração doCrescimento] e marca um novo tempo para a mobilidade urbana e a infraestrutura do Brasil, que agorase torna realidade com o esforço conjunto dos governos federal e estadual. Essa obra vai encurtardistâncias, gerar empregos, fortalecer o turismo, dinamizar a economia local e ampliar aeficiência logística do Porto de Santos, avalia o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio CostaFilho.