São Paulo, 10 de julho de 2025 – O deputado federal e líder do PT, Lindbergh Farias apresentourequerimento à Câmara dos Deputados solicitando moção de repúdio ao presidente dos EstadosUnidos, Donald Trump, após imposição de tarifas de 50% sobre a importação de produtos doBrasil.
Em postagem no X, o parlamentar disse que a nota dos presidentes Hugo Motta e Davi Alcolumbre nãoexpressa “uma posição clara contra as medidas anunciadas por Trump” e criticou a moção de louvora Trump, aprovada pela bancada do PL na Comissão de Relações Exteriores.
“Não é pedir muito. Afinal, qual é a posição oficial do Congresso? Acho que os presidentes dasCasas poderiam vir a público e se posicionar claramente contra a agressão de Trump ao Brasil. Sóisso”, escreveu Farias.
“Outra coisa: até agora, a única posição da Câmara foi a vergonhosa moção de louvor a Trump,aprovada pela bancada do PL na Comissão de Relações Exteriores. Apresentei hoje uma moção derepúdio contra a brutal agressão estrangeira ao Brasil feita por Trump, em conluio com a famíliaBolsonaro. Alguma coisa tem que ser feita.”
Oposição aprovou moção de apoio a Trump
A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) aprovou Moção de Louvor eRegozijo ao presidente dos EUA, Donald Trump, nesta quarta-feira, 9, por iniciativa do deputadoSóstenes Cavalcanti (RJ), líder do PL.
Em seus primeiros 100 dias de governo, o presidente Trump reduziu a inflação norte-americana,busca reduzir os preços das contas de energia; negocia a paz entre Rússia e Ucrânia; estáimplementando diversos cortes de impostos; protege os valores e princípios das famílias comopilares centrais de uma boa cidadania; criou o Departamento de Eficiência Governamental (DOGE),encarregado de reduzir a burocracia federal; e, dentre outras medidas, assinou o perdão aosenvolvidos no incidente, de 6 de janeiro de 2021, no Capitólio dos EUA, enumerou o deputado.
Na sua opinião, o 45º Presidente dos Estados Unidos da América deve ser enaltecido e lembrado comoum dos melhores presidentes do mundo e exemplo a ser seguido para a implementação e manutençãode uma democracia moderna e justa, defendeu.
Em novembro de 2022, Trump anunciou sua candidatura e conquistou a indicação republicana comfolga. Sua campanha defendeu a reforma migratória e tributária, tarifas para estimular aindústria americana e a redução de regulamentações e agências federais. Em 2024, derrotou avice-presidente Kamala Harris, conquistando 312 votos no Colégio Eleitoral e a maioria do votopopular.
Com informações da assessoria de imprensa da Câmara dos Deputados.
Cynara Escobar – cynara.escobar@cma.com.br (Safras News)
Copyright 2025 – Grupo CMA