Lista das empresas mais sustentáveis do mundo tem cinco varejistas no top 100 e uma brasileira

Uma image de notas de 20 reais
Única varejista brasileira da lista, Renner ficou na 28ª posição no ranking
(Divulgação)
  • Em 2024, o número de varejistas entre as 500 empresas mais sustentáveis do mundo era 31. Em 2025, são 25, com maioria do ramo têxtil
  • No top 100, eram oito varejistas em 2024. Neste ano, são somente cinco, incluindo a Renner, que caiu de 22ª para 28ª colocação
Por Victor Marques

[AGÊNCIA DC NEWS]. Realizada pela revista Time e pela empresa alemã de pesquisa Statista, foi divulgada, no fim de junho, a lista das 500 empresas mais sustentáveis do mundo. Publicada anualmente, a edição de 2025 apresentou queda no número de varejistas entre as 100 mais verdes. Ano passado eram oito, incluindo as Lojas Renner, a única brasileira entre os 100 primeiros. Agora são cinco, incluindo a varejista têxtil brasileira, que caiu da 22ª colocação em 2024 para a atual 28ª posição – mas continua sendo a segunda empresa mais sustentável do varejo na lista, perndendo apenas para a turca Beko, focada em venda de eletrônicos e eletrodomésticos.

Em 2024, eram 31 empresas atuantes no varejo no ranking das 500 mais sustentáveis. Neste ano, o número total caiu para 25 empresas (-19%). No recorte das empresas, as brasileiras eram cinco – Renner (22ª), Bradesco (138ª), Itaú (384ª), Banco do Brasil (433ª), Rede D’Or São Luiz (478ª). Já neste ano, permaneceram na lista somente Renner (caiu para a 28ª posição), Rede D’Or São Luiz (subiu para 430ª). A Localiza, por outro lado, adentrou a lista na 499ª posição.

A lista considera mais de 5 mil grandes companhias globais e segue uma metodologia em quatro etapas: exclusão de empresas com atuação insustentável (como combustíveis fósseis ou envolvidas em escândalos ambientais), análise de compromissos públicos com sustentabilidade (como adesão ao Carbon Disclosure Project, Pacto Global da ONU e metas baseadas na ciência), verificação da publicação de relatórios ESG auditados e alinhados à padrões internacionais. Além disso, também são levados em conta a avaliação de indicadores ambientais e sociais, como emissões, energia renovável, diversidade de gênero e segurança no trabalho. A pontuação final, de 0 a 100, resultou no ranking das líderes globais em práticas sustentáveis.

Escolhas do Editor
Varejistas mais sustentáveis em 2025
PosiçãoNomePaís
17BekoTurkey
28Lojas RennerBrazil
48PandoraDenmark
60RexelFrance
84Best BuyUnited States
145Jerónimo MartinsPortugal
151KeskoFinland
160HasbroUnited States
199ZalandoGermany
250RichemontSwitzerland
252Home Product CenterThailand
303WHSmithUnited Kingdom
307eBayUnited States
316Ermenegildo ZegnaItaly
326Salvatore FerragamoItaly
336Groupe SEBFrance
339EtsyUnited States
343JD.comChina
368SonaePortugal
386DecathlonFrance
422Church & DwightUnited States
428About YouGermany
434Carter’sUnited States
463WhirlpoolUnited States
487BeiersdorfGermany

TROCANDO EM MIÚDOS – Entre os países pesquisados, os Estados Unidos lideram o ranking de 2025 com sete empresas entre as varejistas mais sustentáveis do mundo. Figuram na lista as norte-americanas Best Buy, Carter’s, Church & Dwight, eBay, Etsy, Hasbro e Whirlpool. Na sequência, a França aparece com três representantes: Decathlon, Groupe SEB e Rexel. A Alemanha e a Itália também foram destaques, cada uma com três nomes. Do lado alemão, estão About You, Beiersdorf e Zalando. Entre as italianas, aparecem Ermenegildo Zegna e Salvatore Ferragamo. Portugal soma duas companhias citadas, Jerónimo Martins e Sonae, enquanto os demais países listados têm uma representante cada: Beko, da Turquia; Home Product Center, da Tailândia; JD.com, da China; Kesko, da Finlândia; Lojas Renner, do Brasil; Pandora, da Dinamarca; Richemont, da Suíça; e WHSmith, do Reino Unido.

Quando observada por continentes, a pesquisa revela que a Europa concentra a maior parte das empresas do ranking, com 15 das 25 posições. América do Norte vem em seguida, com sete representantes, todos dos Estados Unidos. Já a Ásia marca presença com três companhias, provenientes de China, Tailândia e Turquia. Renner. Em relação ao ramo de atuação, o setor de moda e vestuário é um dos mais recorrentes, com empresas como About You, Carter’s, Ermenegildo Zegna, Lojas Renner, Pandora, Salvatore Ferragamo e Zalando. Também têm destaque as varejistas de eletrodomésticos e eletrônicos, como Beko, Best Buy e Whirlpool. O setor de e-commerce está representado por nomes consolidados do ambiente digital, como eBay, Etsy e JD.com. Já as áreas de cosméticos e cuidados pessoais incluem Beiersdorf e Church & Dwight, enquanto o segmento de brinquedos aparece com a Hasbro. Empresas de distribuição e atacado, como Jerónimo Martins e Rexel, também integram a seleção, ao lado de redes com atuação ampla no varejo físico, como Decathlon, Groupe SEB, Home Product Center, Sonae e WHSmith.

A maioria das empresas da lista nasceu no ambiente físico tradicional, com 18 nomes que se expandiram com o tempo para o digital. Outras sete companhias têm origem puramente online, como About You, eBay, Etsy, JD.com e Zalando, reforçando a presença do e-commerce entre as líderes em sustentabilidade. Sobre atuação global, pelo menos dez das empresas citadas se consolidaram como multinacionais, com operações em diversos mercados ao redor do mundo. É o caso de Best Buy, Decathlon, eBay, Ermenegildo Zegna, Etsy, Hasbro, Pandora, Richemont e Whirlpool.

Voltar ao topo