São Paulo, 10 de outubro de 2025 – A notícia que chamou a atenção dos mercados e do mundofoi mais uma ameaça de Donald Trump à China. Desta vez, foi o aumento das restrições àsexportações de minerais críticos chineses. Trump disse que poderia aumentar ainda mais as tarifascontra importações vindas da China, o que derrubou mercados mundo afora, já que taxas mais altasreduzem o consumo.
A postagem de Trump ofuscou o acordo de cessar-fogo entre Hamas e Israel, que foi elaborado porTrump. Nesta primeira fase, haverá a libertação dos reféns israelenses e de prisioneirospalestinos. Israel deixará o território de Gaza de forma parcial, e mais ajuda humanitária vaientrar na região. A notícia fez as cotações do petróleo caírem, por conta da redução doprêmio de risco, mas há incertezas sobre se o acordo será cumprido na íntegra.
O shutdown completou uma semana, e os EUA continuam com parte de suas atividades governamentaisparalisadas. Divulgações de dados econômicos, como payroll, balança comercial e pedidos deseguro-desemprego foram suspensas, e há dúvidas sobre se o índice de preços ao produtor (PPI),previstos para a próxima semana, serão publicados. O departamento de Estatísticas do Trabalho(BLS) anunciou mais cedo que o índice de preços ao consumidor (CPI) será publicado apenas no dia24 de outubro.
A ata do Fed trouxe divisões internas a respeito da intensidade e frequência dos cortes nosjuros e as preocupações com inflação e o mercado de trabalho. Também mostrou que há ummovimento de elaborar mais cortes de juros no futuro. Mas o shutdown persistente traz maisincertezas, visto que a falta de dados econômicos prejudica o trabalho de avaliação do Fed e dosatores do mercado.
Mesmo com o ‘apagão’ de dados econômicos, estão previstos indicadores importantes na economiados EUA. Depois do feriado do Dia de Colombo, na segunda-feira, há o PPI, os índices de atividadenacional e industrial dos Fed Filadélfia e Nova York, o Livro Bege, os pedidos deseguro-desemprego, os estoques de petróleo, as vendas no varejo, o índice de confiança dasconstrutoras, os preços de importação e exportação, a construção de novas residências, aprodução industrial e a capacidade instalada.
Na zona do euro, teremos a produção industrial, a balança comercial, e a leitura revisada doCPI. A Alemanha também publica o CPI, além do índice ZEW de sentimento econômico. O Reino Unidotem a taxa de desemprego, o PIB mensal, a produção industrial e o saldo da balança comercial. AChina publica o CPI e o PPI, e o saldo da balança comercial. O Japão publica a produçãoindustrial.
Teremos também os relatórios mensais de petróleo da Organização dos Países Exportadores dePetróleo (Opep) e da AIE. O estudo do Fundo Monetário Internacional (FMI) que mostra um panoramada economia mundial, o World Economic Outlook (WEO), será publicado no dia 14, e o balanço daNestlé, no dia 16.
Vanessa Zampronho / Safras News
Copyright 2025 – Grupo CMA