Lucros depois de impostos caem 36,3% no 2T25, para 2,291 bilhões de euros

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São Paulo, 25 de julho de 2025 – A Volkswagen reportou lucros depois de impostos de 2,291bilhões de euros no segundo trimestre de 2025, 36,3% menor que o registrado no mesmo período doano anterior, que havia ficado em 3,599 bilhões de euros. Na mesma base de comparação, a receitacaiu 3%, para 80,806 bilhões de euros.

Segundo a empresa, a queda no resultado operacional ocorreu principalmente devido aos altoscustos decorrentes do aumento das tarifas de importação nos Estados Unidos (1,3 bilhão de euros),provisões para reestruturação na Audi, Volkswagen Passenger Cars e Cariad (700 milhões deeuros), além de despesas relacionadas à regulamentação de CO. Efeitos negativos de mix tambémimpactaram o resultado, como uma maior participação de veículos totalmente elétricos, além deefeitos de preço e câmbio. Antes do impacto das tarifas americanas e das reestruturações, amargem operacional estava em 5,6%.

A Volkswagen entregou um total de 2,272 milhões de veículos no segundo trimestre, uma alta de1,2% ante o mesmo período de 2024. No primeiro semestre, foram entregues 4,405 milhões deveículos, alta de 1,3% em relação a 2024. Segundo a montadora, o crescimento na América do Sul(+19%), Europa Ocidental (+2%) e Europa Central e Oriental (+5%) mais do que compensou as quedasesperadas na China (-3%) e, principalmente devido às tarifas, na América do Norte (-16%).

O Grupo Volkswagen espera que as receitas em 2025 subam em 5% ante 2024, mas advertiu que estaprevisão não incluem as tarifas impostas por Donald Trump. “Desafios surgirão principalmentedevido a um ambiente de incerteza política, expansão das restrições comerciais e tensõesgeopolíticas, ao aumento da intensidade da concorrência, à volatilidade dos mercados decommodities, energia e câmbio, além dos requisitos relacionados a emissões, que estão maisrigorosos desde o início do ano”, diz um trecho do relatório da empresa.

“Nossos números do primeiro semestre apresentam um quadro contrastante: por um lado,alcançamos um forte sucesso de produto e avançamos na reestruturação da empresa. Por outro, oresultado operacional caiu um terço em relação ao ano anterior – também devido a maiores vendasde modelos totalmente elétricos com margens mais baixas. Além disso, o aumento das tarifas deimportação dos EUA e as medidas de reestruturação tiveram impacto negativo. Excluindo essesitens, a margem operacional no segundo trimestre ficou em quase sete por cento, representando olimite superior das nossas expectativas. Isso mostra que estamos no caminho certo. Mas o querealmente importa é o dinheiro em caixa. Por isso, precisamos acelerar nossos programas emandamento para melhorar os resultados e aumentar o ritmo onde for necessário”, disse o diretorfinanceiro da Volkswagen, Arno Antlitz.

Vanessa Zampronho / Safras News

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