São Paulo, 24 de janeiro de 2025 – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez nesta quarta-feira(24) um chamado para que os países desenvolvidos se engajem no compromisso de apresentar novasContribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs, na sigla em inglês), com metas atualizadas deredução de emissões de gases de efeito estufa, conforme estabelece o Acordo de Paris.
Durante o Evento Especial sobre Clima para Chefes de Estado e de Governo, na Organização dasNações Unidas, Lula lembrou que as novas NDCs serão determinantes para os debates que serãotravados durante a COP30.
“A transição energética abre as portas para uma transformação produtiva e tecnológicaequiparável à revolução industrial. As NDCs são o mapa do caminho que guiará cada país nessamudança. Elas não são meros números ou percentuais, são uma oportunidade para repensar ereorientar a política e investimentos rumo a um novo paradigma econômico. Para que isso ocorra emescala global, as nações ricas precisam antecipar as suas metas de neutralidade climática eampliar o acesso a recursos e tecnologias a países em desenvolvimento”, defendeu.
As informações são da agência Brasil.
Copyright 2025 – Grupo CMA