Lula conversa com primeiro-ministro da Alemanha sobre ratificar rapidamente acordo UE-Mercosul

Uma image de notas de 20 reais

Imagem gerada por IA

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conversou por telefone nesta quinta-feira (11) com Friedrich Merz, primeiro-ministro da Alemanha, diálogo no qual concordaram em trabalhar para uma rápida ratificação e implementação do acordo comercial Mercosul-União Europeia.

Os dois líderes discutiram o aprofundamento das relações econômicas entre os dois países. Merz elogiou as boas relações entre a Alemanha e o Brasil. O Brasil é um parceiro importante para a Alemanha na região, tanto bilateralmente quanto como atual presidente do Mercosul.

A ligação segue o tom das demais feitas por Lula a líderes de outros países desde o começo do tarifaço anunciado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

No último mês, o brasileiro já fez ligações oficiais para os líderes da Índia, Narendra Modi, da França, Emmanuel Macron, e Xi Jinping, da China, além de um telefonema para a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.

O tema do acordo UE-Mercosul foi especialmente tratado com Macron e Von der Lyen. Para o francês, Lula reforçou o pedido pela adesão ao acordo, que sofria resistências por parte da França. O país, que acabou cedendo à parceria no início do mês, tinha preocupações por parte de seu setor agrícola, e chegou a pedir a revisão da cláusula de salvaguarda incluída no acordo, por considerá-la insuficiente para proteger seu setor agrícola.

Também neste meio tempo, Lula já recebeu a visita de outros chefes de Estado no Brasil, entre eles, Daniel Noboa, presidente do Equador, e Bola Tinubu, da Nigéria.

MAIS LIDAS

Voltar ao topo