Lutnick diz estar confiante de que Suprema Corte ficará ao lado do país sobre tarifas

Uma image de notas de 20 reais

Imagem gerada por IA

São Paulo, 11 de setembro de 2025 – O secretário de Comércio dos Estados Unidos, HowardLutnick, afirmou nesta quinta-feira estar “confiante” de que a Suprema Corte norte-americanadecidirá a favor do governo em relação à autoridade do presidente Donald Trump para imporsobretaxas amplas sob a lei federal.

“Se as tarifas ficarem acima de 10%, consumidores e empresas dividirão o custo”, disse Lutnickem entrevista à CNBC.

O secretário destacou que, no caso da China, “o governo da China está absorvendo a maior partede sua tarifa. A China está pagando uma tarifa média de 52%”. Em relação à India, ele reiterouque o país deve “parar de comprar petróleo russo” para que Washington reavalie sua alíquotatarifária, mas não forneceu detalhes adicionais.

Lutnick também comentou sobre o futuro do aplicativo TikTok nos Estados Unidos, dizendo queTrump “gosta do aplicativo, mas ele precisa ser de uma empresa norte-americana e com o algoritmocontrolado por americanos, senão ele sairá do ar”. Segundo ele, o governo ainda trata do assuntointernamente.

Sobre as empresas hipotecárias Fannie Mae e Freddie Mac, o secretário afirmou que “o modelopúblico tem o apoio de Trump. Pode ser ainda este ano. Não querem vender muito da Fannie eFreddie, pois Trump quer mostrar quanto elas valem”.

Larissa Bernardes- larissa.bernardes@cma.com.br (Safras news)

Copyright 2025 – Grupo CMA

MAIS LIDAS

Voltar ao topo