São Paulo, 11 de setembro de 2025 – O secretário de Comércio dos Estados Unidos, HowardLutnick, afirmou nesta quinta-feira estar “confiante” de que a Suprema Corte norte-americanadecidirá a favor do governo em relação à autoridade do presidente Donald Trump para imporsobretaxas amplas sob a lei federal.
“Se as tarifas ficarem acima de 10%, consumidores e empresas dividirão o custo”, disse Lutnickem entrevista à CNBC.
O secretário destacou que, no caso da China, “o governo da China está absorvendo a maior partede sua tarifa. A China está pagando uma tarifa média de 52%”. Em relação à India, ele reiterouque o país deve “parar de comprar petróleo russo” para que Washington reavalie sua alíquotatarifária, mas não forneceu detalhes adicionais.
Lutnick também comentou sobre o futuro do aplicativo TikTok nos Estados Unidos, dizendo queTrump “gosta do aplicativo, mas ele precisa ser de uma empresa norte-americana e com o algoritmocontrolado por americanos, senão ele sairá do ar”. Segundo ele, o governo ainda trata do assuntointernamente.
Sobre as empresas hipotecárias Fannie Mae e Freddie Mac, o secretário afirmou que “o modelopúblico tem o apoio de Trump. Pode ser ainda este ano. Não querem vender muito da Fannie eFreddie, pois Trump quer mostrar quanto elas valem”.
Larissa Bernardes- larissa.bernardes@cma.com.br (Safras news)
Copyright 2025 – Grupo CMA