Mari Pinudo, da Adobe: “PME tem solução gratuita para começar no marketing sem agência ou equipe”

Uma image de notas de 20 reais
Mari Pinudo, da Adobe: "A tecnologia não é uma barreira, ela está aqui para facilitar. Ela não vai eliminar empregos"
(Divulgação)
  • "Tudo o que fazemos é simplificar o trabalho das empresas e ajudá-las a resolver um problems ou endereçar uma estratégia para que elas encontrem seu espaço no mercado"
  • "Com um pouco de estudo, é possível fazer uma arte. E com IA, tudo fica mais fácil. O resultado se aproxima de algo mais profissional, respeitando todas as questões de segurança e propriedade intelectual"
Por Victor Marques

[AGÊNCIA DC NEWS]. A Adobe é uma empresa dos bastidores. Os conteúdos publicitários de gigantes como Coca-Cola, Nissan e Volvo e outras milhões de organizações de todos os portes e setores são comumente feitos em algum software da Adobe – atuando nos bastidores do marketing das maiores marcas do mundo, a empresa tem valor de mercado de US$ 164 bilhões, pelo fechamento de mercado da quarta-feira (7). Os trunfos da companhia americana são reconhecidos até porque não lida com eles – programas de edição de imagens como Illustrator, Lightroom, Photoshop e Premiere. Junta-se à lista o Express. Para Mari Pinudo, country manager da Adobe Brasil, a ferramenta diminui a barreira de entrada das PMEs para o marketing. “Não tenho dinheiro para contratar uma agência, então posso ir lá brincar sozinho com o Express, que é gratuito”, afirmou em entrevista exclusiva para a AGÊNCIA DC NEWS.

Lançado em 2021, o Express é uma ferramenta de design baseada na web e em dispositivos móveis que visa facilitar a criação e compartilhamento de conteúdo criativo para pequenas e médias empresas. Em setembro de 2023, foi lançado o Firefly, pacote de soluções de IA que também está disponível no Express para ajudar as PMEs. O Express tem uma versão totalmente gratuita, permitindo o uso das soluções de IA com limites mensais. O plano premium está disponível por R$ 57,20, com uso ilimitado das ferramentas. “Com um pouco de estudo, a pessoa consegue fazer uma arte”, afirmou a executiva. “E com IA, tudo fica mais fácil e o resultado se aproxima de algo mais profissional.” As micro, pequenas e médias empresas são exatamente o público-alvo de ferramentas como o Express. Confira a entrevista completa.

AGÊNCIA DC NEWS — Qual o potencial do Adobe Express e do Adobe Firefly para o universo das PMEs?
MARI PINUDO — São ferramentas que têm total penetração no mercado de PMEs e nosso objetivo é simplificar a conversa sobre como a Inteligência Artificial pode acelerar o dia a dia das pequenas empresas. Essa é a primeira barreira que a gente precisa cruzar.

Escolhas do Editor

AGÊNCIA DC NEWS — E como vocês estão fazendo isso?
MARI PINUDO — A primeira coisa é trazer segurança e conforto. Tudo que estamos fazendo é para simplificar o trabalho das empresas e ajudá-las a encontrar seu espaço no mercado. No final do dia, o Express, o Firefly, ou qualquer uma das demais ferramentas, estão tentando resolver um problema ou endereçar uma estratégia que essas empresas têm. Seja captação de clientes, entrega de conteúdo de forma mais eficiente ou redução do tempo para colocar uma campanha no ar.

AGÊNCIA DC NEWS — Como usar a tecnologia para ganho de eficiência?
MARI PINUDO — Se eu sou um designer com uma microempresa, por exemplo, e quero que mais pessoas conheçam o meu trabalho, eu preciso de um mecanismo de tecnologia que me permita criar rápido, escalar e tomar decisões sobre o que estou entregando. Essas licenças vêm com esse objetivo de encurtar a distância entre o mercado PME e seu cliente. Cada negócio tem uma ambição, uma meta, um objetivo, e é exatamente nesse espaço que as ferramentas se encaixam.

AGÊNCIA DC NEWS — Diminui a barreira de entrada para um pequeno comércio começar no marketing. Ele não precisa necessariamente contratar uma agência.
MARI PINUDO — Sim. Normalmente, se vou abrir uma loja, como faço minha informação chegar a centenas de pessoas? Não tenho dinheiro para contratar uma agência, então posso ir lá brincar sozinho com o Express, que é gratuito. Com um pouco de estudo, a pessoa consegue fazer uma arte. E com IA, tudo fica mais fácil. O resultado se aproxima de algo mais profissional, mesmo sem ter muito conhecimento prévio, respeitando todas as questões de segurança e propriedade intelectual. Mas a decisão de contratar ou terceirizar vai continuar existindo.

AGÊNCIA DC NEWS — Você diria que essas novas ferramentas com IA permitem que uma PME tenha um resultado semelhante ao que teria com um time inteiro de marketing, só que com menos pessoas?
Pinudo — Não. Eu não diria que é com menos pessoas, e sim com as pessoas sendo usadas de forma diferente.

AGÊNCIA DC NEWS — Como?
MARI PINUDO — Quando você conversa com esses empreendedores [pequenos e médios], percebe que eles querem evoluir, não passar o dia inteiro movendo peças num PowerPoint. Eles querem ter algo pronto, ter ideias, participar da estratégia e pensar de forma diferente. Com essas tecnologias, você pode usar sua mesma força de trabalho, com as mesmas pessoas, mas trazendo a Inteligência Artificial embarcada.

AGÊNCIA DC NEWS — A Adobe está mensurando quanto essas tecnologias estão penetrando no universo das PMEs?
MARI PINUDO — Alguns desses números eu não posso divulgar, porque fazem parte de uma estrutura global e nossos dados integram a estrutura das Américas. Mas te digo o seguinte: o Photoshop já virou verbo. A gente brinca com isso. Temos uma geração nova vindo aí que é muito mais esperta do que a nossa e essa turma empurra esses conceitos para a frente. A tecnologia não é uma barreira, ela está aqui para facilitar. Ela não vai eliminar empregos, está aqui para multiplicar e trazer mais inteligência para o nosso dia a dia.

AGÊNCIA DC NEWS — Quais cuidados as PMEs devem ter ao usar essas novas ferramentas de IA?
MARI PINUDO — Aqui eu falo não só em nome da Adobe, mas como executiva do setor de tecnologia. Hoje há muita tecnologia simples e fácil no mercado. Então, eu costumo aconselhar a busca por selos de autenticidade.

AGÊNCIA DC NEWS — O que seriam esses selos?
MARI PINUDO — Se você vai no mais fácil ou até no mais barato, pode acabar sem proteção. A Adobe tem um selo chamado Content Authenticity. Ele coloca uma marca d’água nos conteúdos, que as empresas usam para garantir que aquela imagem é original, que não está sendo copiada. Começamos esse movimento e hoje temos mais de 3 mil empresas envolvidas. Aqui não importa concorrência, importa autenticidade. Garantir que sua informação está protegida e que ninguém vai usá-la indevidamente.

Voltar ao topo