São Paulo, 1 de setembro de 2025 – Representantes do Brasil e de países do Mercosul participaram,na última sexta-feira (29/08), da reunião ordinária do Subgrupo de Trabalho de Mineração eGeologia (SGT-15). Segundo o Ministério de Minas e Energia (MME), “o encontro marcou um passoimportante na construção conjunta de políticas voltadas ao setor mineral, em um momento em que omundo volta os olhos para os minerais estratégicos como pilares da transição energética.”
A agenda contemplou a apresentação e aprovação do Plano de Trabalho 2025-2026, estruturado emcinco blocos principais: mapeamento do potencial mineral da região, projeção da demanda global delongo prazo para minerais estratégicos, análise das oportunidades de cooperação em pesquisa edesenvolvimento, avaliação de aspectos regulatórios e de políticas públicas, além daidentificação de projetos estratégicos com potencial de impacto regional.
Para Gustavo Santos Masili, coordenador-Geral de Minerais Estratégicos e Transição Energética noSetor Mineral do MME, a reunião representou mais do que um exercício burocrático. Hoje estamosaprovando os rumos e cronogramas dos trabalhos para que possamos dar continuidade aos projetos demodo coeso entre os países. Essa união de esforços é fundamental para que o Mercosul avance comuma visão integrada, capaz de responder às demandas globais e, ao mesmo tempo, valorizar opotencial mineral da nossa região, destacou.
Outro ponto de destaque na reunião foi a aprovação da estruturação de proposta de estudo comapoio técnico da Organização Latino-Americana de Energia (Olade) e recursos do Banco deDesenvolvimento da América Latina (CAF), que deve contribuir para aprofundar a análise sobre aspotencialidades da região em relação aos minerais estratégicos para a transição energética.
O encontro foi encerrado com o compromisso das delegações de manter o diálogo ativo ecooperativo, garantindo que os próximos passos sejam conduzidos de forma alinhada, técnica eestratégica para fortalecer o papel do bloco no cenário energético e mineral internacional.
As informações partem do Ministério de Minas e Energia.
Cynara Escobar – cynara.escobar@cma.com.br (Safras News)
Copyright 2025 – Grupo CMA