Ministério reconhece a situação de emergência em 14 cidades afetadas por desastres

Uma image de notas de 20 reais

Imagem gerada por IA
Compartilhe: Ícone Facebook Ícone X Ícone Linkedin Ícone Whatsapp Ícone Telegram

São Paulo, 12 de agosto de 2025 – O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional(MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu, nesta terça-feira (12), a situação deemergência em 14 cidades afetadas por desastres nos estados da Bahia, Minas Gerais, Paraíba,Pernambuco, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul. A pasta publicou no Diário Oficial da União(DOU) três portarias com os reconhecimentos.

Foram afetados pela estiagem os municípios de Brotas de Macaúbas e Maracás, na Bahia, e Belém doBrejo do Cruz, Pocinhos e São Francisco, na Paraíba. Já Bocaiúva, em Minas Gerais, e Jaçanã,Riacho de Santana e Riachuelo, no Rio Grande do Norte, enfrentam a seca, que é um período deausência de chuva mais prolongado do que a estiagem.

Por outro lado, as cidades de Primavera, em Pernambuco, e Arvorezinha, Mata e Vera Cruz, no RioGrande do Sul, foram castigadas por fortes chuvas, enquanto Chuvisca, também no estado gaúcho,obteve o reconhecimento federal de situação de emergência por causa de inundações.

Agora, as prefeituras já podem solicitar recursos do Governo Federal para ações de defesa civil,como compra de cestas básicas, água mineral, refeição para trabalhadores e voluntários, kits delimpeza de residência, higiene pessoal e dormitório, entre outros.

O ministério orienta que as cidades com o reconhecimento federal de situação de emergência ou deestado de calamidade pública solicitem recursos para ações de defesa civil por meio do SistemaIntegrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Com base nas informações enviadas nos planos detrabalho, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com aaprovação, é publicada portaria no DOU com o valor a ser liberado.

As informações partem do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MDIR).

Cynara Escobar – cynara.escobar@cma.com.br (Safras News)

Copyright 2025 – Grupo CMA

MAIS LIDAS

Voltar ao topo