São Paulo, 6 de maio de 2025 – A medida provisória que antecipa os efeitos da reforma tributáriae desonera os data centers (centro de dados) que se instalarem no Brasil deve sair ainda nestasemana, disse nesta terça-feira (6) o ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Em café da manhã comcerca de 40 executivos e empresários do Vale do Silício, na Califórnia, o ministro apresentou anova política nacional de data centers, que pretende atrair investimentos de até US$ 2 trilhõesnos próximos anos. As informações são da Agência Brasil.
Segundo Haddad, a MP terá os seguintes eixos:Desoneração de 100% dos tributos federais sobre investimentos feitos pelo setor de data centersRedução do Imposto de Importação sobre equipamentos de tecnologia da informação nãofabricados no BrasilDesoneração total das exportações de serviços produzidos por esses equipamentos.Na segunda-feira (5), Haddad tinha dito que o governo pretende antecipar os efeitos da reformatributária para o setor de data centers. Nesta terça, ele explicou que a antecipação serápossível porque os estados não tiveram tempo de fazer guerra fiscal em torno da nova economia,usando o Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para atrair big techs(grandes empresas de tecnologia).
Qual é a vantagem do Plano de Transformação Ecológica? É que não há guerra fiscal em tornodesse plano simplesmente porque a economia ainda não está organizada em torno dele. São setoresque virão a ser organizados, e a guerra fiscal não se estabeleceu ainda. Então temos a vantagemde poder antecipar os efeitos da reforma tributária para agora, declarou o ministro na abertura docafé da manhã, organizado pela Câmara Americana de Comércio para o Brasil (Amcham Brasil).
O ministro ressaltou que a reforma tributária do consumo, que entrará em vigor em 2026 e só serátotalmente implementada em 2032, fará o Brasil ter um dos melhores sistemas tributários do mundo,totalmente digitalizado. Haddad reiterou que o Brasil tem a vantagem de ter a maior parte da matrizenergética de fontes renováveis, o que reduzirá as emissões de gás carbônicos pelos datacenters.
O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, estava no café da manhã. A capital fluminense pretendese consolidar como um polo de atração para as big techs nos próximos anos.
Outros compromissos
Também nesta terça, Haddad reuniu-se com executivos da Amazon e da Microsoft. Nos últimos dias, oministro encontrou-se com a diretora-financeira do Google, Ruth Porat, e com o presidente-executivoda Nvidia, Jensen Huang.
Nesta noite (horário local), o ministro parte para o México. Na quarta-feira (7), último dia daviagem, Haddad se reunirá pela manhã com brasileiros que trabalham em empresas mexicanas ou emmultinacionais brasileiras no país.
Ainda pela manhã, o ministro terá uma reunião bilateral com Edgar Amador Zamorra, secretário daFazenda e Crédito Público do México. A pauta é o aprofundamento das relações bilaterais.Haddad embarca na quarta à tarde e chega a Brasília na quinta-feira (8).