Ministro participa de anúncio de investimentos e assinatura de renovação da concessão da EDP no ES

Uma image de notas de 20 reais

Imagem gerada por IA

São Paulo, 16 de julho de 2025 – O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, participou decerimônia da companhia portuguesa de energia EDP, nesta quarta-feira, em Vitória (ES), queanunciou R$ 5 bilhões em novos investimentos no Espírito Santo até 2030. Segundo a pasta, ainiciativa marca um novo ciclo de modernização da rede elétrica no estado, com foco emdigitalização, melhoria do atendimento e adaptação às mudanças climáticas. Durante acerimônia, também foi assinada a renovação do contrato de concessão da distribuidora por mais30 anos.

O que celebramos hoje, aqui no Espírito Santo, é o resultado de uma decisão corajosa dopresidente Lula: colocar o interesse público no centro da política energética. Estamos garantindoque a energia chegue com mais qualidade à casa dos brasileiros, com regras claras, fiscalizaçãofirme e respeito ao consumidor. Com o programa Luz do Povo, levamos dignidade a quem mais precisa.Milhões de famílias agora têm acesso gratuito ou com desconto na conta de luz. Energia não éprivilégio, é direito, afirmou Silveira.

A empresa atende cerca de 1,7 milhão de consumidores em 70 dos 78 municípios do Espírito Santo.Os novos recursos permitirão o fortalecimento da infraestrutura elétrica capixaba, com destaquepara ações de digitalização e automação da rede, expansão da qualidade do fornecimento emáreas urbanas e rurais e iniciativas voltadas à inclusão social e ao combate à pobrezaenergética.

O novo ciclo também exigirá contrapartidas alinhadas ao Decreto nº 12.068/2024, como metas derecomposição em eventos climáticos extremos, melhoria dos canais de atendimento, fortalecimentodo Conselho de Consumidores e investimentos voltados à agricultura familiar e ao trabalho decente.

A empresa continuará responsável pela arrecadação dos recursos que sustentam o sistemaelétrico, pela execução de programas sociais como o Luz para Todos e o Luz do Povo, e pelofornecimento de energia para famílias, comércios e indústrias em todo o estado. A expectativa éque o novo contrato promova ganhos expressivos de qualidade, eficiência e confiabilidade noserviço prestado à população capixaba.

A renovação contratual foi aprovada pelo Tribunal de Contas da União (TCU) em 9 de julho, apósanálise de indicadores de qualidade e desempenho apresentados pela empresa entre 2020 e 2024, quese mantiveram consistentemente abaixo dos limites regulatórios, além de melhorias na gestãoeconômico-financeira da companhia.

O ministro Alexandre Silveira esteve acompanhado de autoridades e representantes do setor elétricoe do governo capixaba. Compuseram o dispositivo o governador do Espírito Santo, Renato Casagrandeo vice-governador, Ricardo Ferraço; o secretário Nacional de Energia Elétrica, Gentil Nogueira; odiretor-geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Marcio Rea; o diretor substituto daAgência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), Ivo Sechi Nazareno; o presidente da EDP, João BritoMartins; e o ex-CEO da companhia na América do Sul, João Marques da Cruz.

As informações partem do MME.

Cynara Escobar – cynara.escobar@cma.com.br (Safras News)

Copyright 2025 – Grupo CMA

Voltar ao topo