Ministros canadenses viajam ao México em meio a disputa tarifária com os EUA

Uma image de notas de 20 reais

Imagem gerada por IA
Compartilhe: Ícone Facebook Ícone X Ícone Linkedin Ícone Whatsapp Ícone Telegram

São Paulo, 4 de agosto de 2025 – A ministra das Relações Exteriores do Canadá, Anita Anand,e o ministro das Finanças, François-Philippe Champagne, desembarcam nesta segunda-feira no Méxicopara uma rodada de negociações comerciais, segundo fontes do governo latino-americano ouvidas pelaagência RIA Novosti. A visita ocorre em um momento delicado para a diplomacia econômica canadense,em meio à escalada de tensões tarifárias com os Estados Unidos.

De acordo com as fontes, o encontro – previsto para acontecer ainda hoje – terá como pautaprincipal a revisão do Acordo Estados Unidos-México-Canadá (T-MEC), em vigor desde 2020. Alémdisso, os ministros canadenses também pretendem discutir formas de ampliar o comércio bilateralcom o México.

A imprensa canadense informou que Anand e Champagne deixaram o país nas primeiras horas damanhã e devem se reunir com a presidente mexicana, Claudia Sheinbaum, ao longo do dia.

A viagem ocorre poucos dias após o presidente norte-americano, Donald Trump, ter elevado astarifas sobre produtos canadenses de 25% para 35%, por meio de uma ordem executiva assinada naúltima sexta-feira (2), após o fracasso das negociações entre Ottawa e Washington. Trump jáhavia ameaçado impor as novas tarifas no início de julho, e manteve em vigor sanções setoriaisanteriores. Produtos considerados em desacordo com o T-MEC agora também enfrentam uma tarifa de25%.

Enquanto endurece o tom com o Canadá, o republicano acertou com o México uma prorrogação de90 dias do atual acordo comercial. Nesse período, continuam válidas tarifas de 25% sobreimportações mexicanas nos EUA e de 50% sobre produtos de aço, alumínio e cobre.

Larissa Bernardes- larissa.bernardes@cma.com.br (Safras news)

Copyright 2025 – Grupo CMA

MAIS LIDAS

Voltar ao topo