São Paulo, 11 de setembro de 2025 – Após os votos da ministra do STF, Camen Lúcia, e do ministroe presidente da Corte, Cristiano Zanin, os ministros da Primeira Turma iniciaram a discussão dadosimetria das penas dos réus da trama.
Em introdução, o relator Alexandre de Moraes disse que a Justiça Penal deve ser imparcial, justae coerente. Moraes e Zanin também saudaram a presença do presidente do STF, Luís Roberto Barroso,na Primeira Turma, para acompanhar a reta final do julgamento da trama golpista. É o segundoministro fora do colegiado que compareceu à sessão o decano Gilmar Mendes está presente desde oinício da tarde. Ambos se sentaram na primeira fileira.
Moraes disse que muitas informações obtidas na delação de Mauro Cid foram a fórceps, mas quenão houve mentiras e foi uma colaboração importante para o processo.
O relator explicou que irá analisar por réu, iniciando com o réu colaborador [Mauro Cid], depoiso réu líder da organização criminosa [Jair Bolsonaro], e em ordem decrescente de sanções queestou aplicando, disse Moraes.
Cada ministro votará réu por réu, começando por Mauro Cid. Só então o julgamento passará parao cálculo da pena de Bolsonaro.
Cynara Escobar – cynara.escobar@cma.com.br (Safras News)
Copyright 2025 – Grupo CMA