São Paulo, 1 de setembro de 2025 – A Moody’s revisou para cima suas projeções de crescimentoda economia chinesa em 2025, após o desempenho mais forte que o esperado no primeiro semestre,impulsionado por exportações robustas e medidas de estímulo fiscal e monetário.
A agência agora estima que o Produto Interno Bruto (PIB) da China avançará 4,7% em 2025,acima da previsão anterior de 3,8%, feita em maio. Para 2026, a expectativa também foi ajustada,de 3,9% para 4,0%.
Segundo a instituição, a redução parcial das tensões comerciais com os Estados Unidos deveevitar que tarifas americanas atinjam níveis capazes de sufocar o comércio bilateral. “Um leveabrandamento das tensões comerciais entre EUA e China impedirá que as tarifas dos EUA atinjamníveis que sufocam o comércio”, destacou a Moody’s.
Apesar da melhora nas perspectivas, a agência alertou que o cenário segue desafiador. Afraqueza da demanda doméstica e as condições externas mais adversas podem limitar arecuperação. “A lentidão nas vendas e nas importações do varejo e a baixa inflação destacamas dificuldades para reavivar o consumo doméstico”, ressaltou.
Larissa Bernardes- larissa.bernardes@cma.com.br (Safras news)
Copyright 2025 – Grupo CMA