São Paulo, 24 de julho de 2025 – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o presidentedo Federal Reserve, Jerome Powell, trocaram farpas diante da imprensa hoje, com o líderestadunidense voltando a cobrar uma queda na taxa de juros.
Quando perguntado sobre o que poderia levá-lo a parar com a enxurrada de críticas que vem fazendoa Powell nas últimas semanas, o presidente Trump respondeu: “Eu adoraria que ele baixasse osjuros”.
Após a coletiva ao lado de Powell, Trump voltou a parar para falar com os repórteres durante seutour pelo Fed, aproveitando a oportunidade para repetir sua exigência de que o Federal Reservereduza as taxas de juros.
Sempre há os críticos de segunda-feira de manhã. Eu não quero ser um deles, disse Trump, queacrescentou: Queremos ver as taxas de juros caírem.
Trump disse que, durante a visita, discutiu as taxas de juros com Powell em uma conversa produtiva.Segundo Trump, Powell apresentará sua opinião na próxima coletiva de imprensa do Fed.
CUSTOS DE OBRA DO FED
A visita também foi marcada por um diálogo paralelo entre a Casa Branca e o Fed, com autoridadesdos dois lados falando em sentidos diferentes. O presidente e seu vice-chefe de gabineteapresentaram uma nova acusação, alegando que o custo da obra teria subido ainda mais, chegando aUS$ 3,1 bilhões, segundo registros internos do próprio Fed. Powell balançou a cabeça em sinal dediscordância quando Trump repetiu a alegação nesta quinta-feira.
Trump então mostrou uma folha de papel, que Powell olhou rapidamente. Powell explicou que o novovalor incluía a renovação de um terceiro edifício o prédio William McChesney Martin cuja obrahavia sido concluída anos atrás.
Isso não é novo, disse Powell, ao lado do presidente.
Esse embate acontece enquanto Powell se prepara para presidir, na próxima semana, uma nova reuniãodo Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês), que decidirá sobre a taxa dejuros.
Darlan de Azevedo – darlan.azevedo@cma.com.br (Safras News)
Copyright 2025 – Grupo CMA