Navarro confirma que taxas secundárias de 50% sobre a India entram em vigor em 27 de agosto

Uma image de notas de 20 reais

Imagem gerada por IA
Compartilhe: Ícone Facebook Ícone X Ícone Linkedin Ícone Whatsapp Ícone Telegram

São Paulo, 21 de agosto de 2025 – O assessor de Comércio da Casa Branca, Peter Navarro,confirmou nesta quinta-feira que as tarifas secundárias de 50% sobre a India serão implementadasconforme o cronograma original, em 27 de agosto. As informações são da agência de notícias”Sputnik”.

“Eu vejo que [a tarifa secundária sobre a India] acontecerá [a partir de 27 de agosto]. AIndia não parece querer reconhecer seu papel no derramamento de sangue [na Ucrânia]. Simplesmentenão quer. Está se aproximando do [presidente chinês] Xi Jinping”, disse Navarro a repórteres naCasa Branca.

Navarro também acusou a India de fazer propaganda depois que o país afirmou publicamente quenecessita do petróleo russo para sustentar sua economia.

Mais cedo nesta quinta-feira, o ministro das Relações Exteriores indiano, SubrahmanyamJaishankar, disse estar confuso com as observações sobre as compras de petróleo russo pela India.A declaração veio após o apelo anterior de Navarro para que a India interrompesse suasimportações de petróleo russo, que ele disse estarem financiando o conflito na Ucrânia.

Os Estados Unidos impuseram uma tarifa de 25% sobre importações indianas e ameaçaramdobrá-la para 50% a partir de 27 de agosto, em resposta às aquisições indianas de petróleorusso. No início de agosto, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores indiano, RandhirJaiswal, rejeitou as críticas dos EUA e da União Europeia às importações de petróleo russocomo injustificadas e insensatas. Ele enfatizou que a India tomará medidas para proteger seusinteresses e sua segurança econômica.

Vanessa Zampronho / Safras News

Copyright 2025 – Grupo CMA

MAIS LIDAS

Voltar ao topo