Acrescenta informações após o subtítulo “EUA começam investigação de práticas comerciaiscontra Brasil”
São Paulo, 16 de julho de 2025 – Em entrevista coletiva após a reunião com o presidente daCâmara Americana de Comércio para Brasil (Amcham Brasil), Abrão Neto, nesta quarta-feira, ovice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Geraldo Alckmin, reiterou que o objetivo principal dogoverno e do setor produtivo é evitar a tarifa de 50% imposta pelo presidente dos Estados Unidos,Donald Trump, sobre os produtos importados do Brasil a partir de 1o de agosto. O vice tambémcomentou sobre a investigação e disse que não é a primeira vez que isso acontece e que serãofeitos esclarecimentos.
“Estamos aguardando respostas ao documento enviado ao governo americano”, disse Alckmin sobre a novacarta enviada aos EUA, já que uma carta enviada há dois meses em relação à tarifa anterior, de10%, não foi respondida. “Fizemos um conjunto de propostas e não tivemos respostas dos EUA”.
Alckmin disse que o segundo maior superávit dos EUA é com o Brasil, então, considera que issotambém terá impacto negativo no comércio estadunidense.
“A investigação ao Brasil já foi feita antes. O desmatamento está caindo, o Pix é um modelo.Mas, vamos explicar tudo, a investigação não é problema, o problema é a tarifa”, comentouAlckmin.
Alckmin disse que “tanto os empresários, como o presidente Lula querem negociação, se possíveldentro do prazo. A nossa disposição é de rever a questão tarifária”, concluiu Alckmin.
O presidente da Amcham Brasil, Abrão Neto, disse que tem mantido diálogo com o governo brasileiroe hoje deu continuidade. “Existem quase 10 mil empresas que exportam para os EUA. Nosso desejo é dese buscar a construção de uma solução negociada entre os governos e impedir o aumentotarifário. Entendemos que há espaço para resolução”, comentou.
EUA começam investigação de práticas comerciais contra Brasil
Os Estados Unidos iniciaram uma investigação sobre as práticas comerciais adotadas pelo Brasil,após o presidente Donald Trump anunciar tarifas de importação de 50% para produtos brasileiros apartir de 1º de agosto de 2025. Essa decisão surpreendeu especialistas, pois Trump vinculoudiretamente o aumento das tarifas ao julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro, acusado de tentarorquestrar um golpe contra o atual governo. A medida faz parte de uma estratégia mais ampla daadministração Trump de impor tarifas a quase todos os parceiros comerciais dos EUA, com o objetivode reordenar a economia global e enfrentar o que eleclassifica como décadas de discriminação contra os Estados Unidos.
A investigação, conduzida pelo Representante de Comércio dos EUA, Jamieson Greer, irá analisarse o tratamento dado pelo Brasil ao comércio digital, às tarifas preferenciais e outras áreas éinjusto, discriminatório ou prejudicial aos interesses comerciais americanos. Greerdeclarou que, sob orientação de Trump, está aberta uma investigação amparada na Seção 301 daLei de Comércio, que já havia sido usada anteriormente contra a China e outros países.
Entre os mais prejudicados, citam-se empresas americanas de tecnologia, redes sociais,trabalhadores, agricultores e inovadores, todos alegadamente afetados pelas práticas brasileiras.
Segundo o governo dos EUA, o Brasil adota tarifas menores para exportações de determinadosparceiros comerciais, o que colocaria as empresas americanas em desvantagem. Além disso, acusa-se oBrasil de não combater adequadamente a corrupção e de impor tarifas significativamente mais altassobre o etanol americano. Também há denúncias de que o país estaria falhando na aplicação deleis contra o desmatamento ilegal, prejudicando a competitividade de produtores de madeira dosEstados Unidos.
Até o momento, o governo brasileiro não se pronunciou sobre o início da investigação. Ovice-presidente Geraldo Alckmin afirmou que o Brasil ainda aguardava resposta dos EUA a uma propostafeita em negociações comerciais dois meses atrás.
O MDIC divulgou a lista de participantes da reunião realizada hoje:
Ministério da Fazenda:1. Guilherme Mello, Secretário de Política Econômica.
Ministério das Relações Exteriores MRE:2. Embaixador Philip Fox-Drummond Gough, Secretário de Assuntos Econômicos e Financeiros3. Embaixador Fernando Meirelles de Azevedo Pimentel, Diretor do Departamento de PolíticaComercial do Ministério das Relações Exteriores.
Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República (SRI):4. Olavo Noleto, Secretário-Executivo do Conselho de Desenvolvimento Econômico SocialSustentável5. Emilio Chernavsk, Assessor Especial da Área Econômica
Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (SCS):6. Joao Brant, Secretário de Políticas Digitais.
Participantes:7. Abrão Neto, Presidente da Câmara Americana de Comércio para Brasil (AMCHAM Brasil)8. Alexandre Luque, CEO da General Manager Brasil da J&J MedTech Brasil9. Ligia Dutra, Vice-Presidente Adjunta de Relações Governamentais da Cargill10. Mariana Orsini, Diretora de Relações Institucionais da Brazil Country Leader da Dow11. Gustavo Bonora Biscassi, Diretor Sênior Relações Governamentais, Comunicação eSustentabilidade América Latina Cone Sul da Coca-Cola12. Monica Melo, Diretora Jurídica, Compliance e Assuntos Corporativos da Sylvamo13. Alfredo Miguel Neto, Diretor de Assuntos Corporativos, Comunicações & Cidadania, AméricaLatina da John Deere14. Andrea Zámolyi Park, Diretora de Assuntos Governamentais e Corporativos da Caterpillar15. Fabrizio Sardelli Panzini, Diretor de Políticas Públicas e Relações Governamentais daAMCHAM Brasil16. Nayana Rizzo Sampaio, Head Public Policy Brazil da Amazon Web Services Brasil (AWS)17. Pedro Palatnik, Head de Relações Governamentais e Institucionais da Corteva Agriscience18. Bruno Boldrin Bezerra, Líder de Relações Governamentais da J&J MedTech Brasil19. Daniel Caramori, Líder de Relações Governamentais da General Motors.
MDIC:20. Márcio Elias, Secretário-Executivo21. Pedro Guerra, Chefe de Gabinete do MDIC e VPR22. Tatiana Lacerda Prazeres, Secretária de Comércio Exterior23. Rodrigo Zerbone, Secretário-Executivo do Conselho de Comércio Exterior (CAMEX)24. Uallace Moreira, Secretário de Desenvolvimento Industrial, Inovação, Comércio eServiços.
VPR:25. Embaixador Celso de Tarso, Chefe de Assessoria Diplomática26. Vilma Conceição, Assessoria Econômica da Vice-Presidência.
Com informações da Reuters.
Cynara Escobar – cynara.escobar@cma.com.br (Safras News)
Copyright 2025 – Grupo CMA