Glória imortal dos fundadores de São Paulo, no Pátio do Colégio, é um dos 145 monumentos espalhados pelo centro (André Bueno/Rede Câmara)

Veja os números impressionantes do Centro de São Paulo

  • Dois milhões de pessoas circulam diariamente na região. Se fosse uma cidade, seria a oitava maior do Brasil
  • Segundo a Subprefeitura da Sé, são 56 mil negócios cadastrados na região central. Vinte vezes o número de empresas listadas na Bolsa de Nova York
Por Victor Marques 24/02/2025
Atualizada em 23/07/2025
Compartilhe: Ícone Facebook Ícone X Ícone Linkedin Ícone Whatsapp Ícone Telegram

[AGÊNCIA DC NEWS]. Há diversas maneiras de olhar para o Centro de São Paulo. Seja pelo pavimento cor de granito, das calçadas de pedra portuguesa ou por alguns prédios antigos que rementem a uma Nova York dos filmes de época. Um olhar mais curioso pode revelar também, por exemplo, que estão na região o segundo e terceiro prédios mais altos da cidade, o Edifício Altino Arantes e o Edifício Itália, ambos com 155 metros de altura. Analisar por números – muito números – é uma dessas maneiras diferentes que se pode olhar em relação ao Centro, que é um São Paulo à parte. Não é à toa que antigamente quem saía do bairro para o Centro dizia: “Vou para a cidade”.

Desse modo, é possível também apontar que a Santa Cecília é o bairro mais populoso entre os oito distritos que compõem a Subprefeitura da Sé – que inclui ainda Bela Vista, Bom Retiro, Cambuci, Consolação, Liberdade, República e Sé), com 83 mil moradores. A mesma quantidade de habitantes de São Sebastião, no litoral norte de São Paulo. O menos populoso é a Sé, com 23 mil.

No interior dos prédios, muitos de arquitetura histórica, estão 56 mil empresas cadastradas. Entre empresas, moradores e visitantes, a região produz 682 toneladas de lixo diariamente, 52% de todo o lixo produzido na cidade de Campinas. Os números da região central impressionam, sendo mais expressivos que os de muitas cidades e até capitais do mundo. Veja a seguir diversos números de monumentos, população, infraestrutura, empreendimentos, parques e outros que impressionam pelas suas dimensões ou peculiaridades.

POPULAÇÃO

423.200

Pessoas são moradores do Centro. O número equivale à população de Santos (SP) ou de Maringá (PR).

2.000.000

Quantidade de pessoas que passam pelas ruas diariamente. Se fosse uma cidade, seria a oitava maior do Brasil.

16.454

Habitantes por quilômetro quadrado é a densidade demográfica. É pouco mais que a capacidade da Rod Laver Arena (lá cabem 14,5 mil), onde acontecem os jogos do torneio de tênis Australian Open.

83.000

Mil moradores habitam Santa Cecília, o distrito mais populoso. É o mesmo número de novos milionários que o Brasil pode ter até 2028 (atualmente, 380 mil), segundo o Global Wealth Report 2024, elaborado pelo UBS.

23.000

Habitam a Sé, o bairro menos populoso. Ainda assim, seria um município maior que 70% das cidades brasileiras.

A REGIÃO

Alto fluxo de pessoas contrasta com a reduzida área da região
Rede Câmara

26,2 km²

Corresponde à área total da região. É um quarto do tamanho do Walt Disney World Resort (que inclui os parques Magic Kingdom, Epcot, Hollywood Studio, Animal Kingdom, Blizzard Beach, Typhoon Lagoon, além dos hotéis presentes na propriedade).

8

É o número de distritos que fazem parte região central, segundo a administração municipal, na Subprefeitura da Sé. Sendo o dobro de subprefeituras da cidade de Campinas.

375

É a quantidade de condomínios com ao menos um edifício de três ou mais pavimentos. São 75 a mais do que em 1995.

859

São os edifícios de três ou mais pavimentos, oito a menos que em 1995.

380

São imóveis com um ou dois pavimentos, 80 a mais que em 1995.

155 metros

É a altura do Edifício Altino Arantes e do Edifício Itália, empatados em segundo lugar na lista dos prédios mais altos da cidade, ambos localizados no Centro. É uma altura 20% maior que a pirâmide de Giza.

NO TRABALHO

56.000

Número de empresas cadastradas na prefeitura. É 20 vezes o número de empresas listadas na Bolsa de Nova York (NYSE).

2.300

Empresas que estão ativas nos ramos de comércio e alimentação no Centro Histórico. É mais que o dobro (foram mil) do número de startups presentes no Web Summit em 2024, um dos maiores eventos do segmento.

LIXO

Alto volume de lixo exige uma coleta mais eficiente para que o detritos não se multipliquem
Rede Câmara

682

Toneladas de lixo são coletadas diariamente. É praticamente metade do lixo recolhido por dia em Campinas (1,3 mil toneladas) e mais do que o total de Santos (500 toneladas).

7

Ecopontos, Estações de Entrega Voluntária de Inservíveis, ficam na Subprefeitura da Sé. Florianópolis (SC) tem nove ecopontos.

VERDE

56

É o número de áreas verdes, canteiros e taludes. São 34 a menos que o número de oásis no deserto do Saara.

52.000

Mil árvores estão catalogadas. É 2,8 vezes o número de árvores presentes no Central Park, em Nova York.

152

É o número de jardins de chuva. É quase a mesma quantidade de litros de água consumida diariamente por pessoa no Brasil (são 148 litros).

PARQUES

Depois de idas e vindas, Parque Augusta está aberto ao público
Rede Câmara/ Divulgação

173

É o número de praças na região.

5

São os parques na região, localizados na Aclimação, Augusta- Prefeito Bruno Covas, Buenos Aires, Jardim da Luz e Princesa Isabel.

4

É o número existente de bosques de conservação: o Maritacas, Bem-Te-Vi, Sabiá e Canário.

145

É o número de monumentos e esculturas no perímetro da região central

INFRAESTRUTURA

1.105 

Ruas compõem as vias locais. São Caetano do Sul, na região do ABC, tem 1.600 logradouros.

6

Unidades do Corpo de Bombeiros estão presentes espalhados entre os oito distritos. É quase a metade do número de batalhões dos bombeiros no Rio Grande do Sul

35

Hospitais estão disponíveis para a população. São dez a mais que em toda a cidade de Natal (RN)

LOCOMOÇÃO

Alto fluxo de pessoas por dia exige um transporte público que acompanhe
Rede Câmara

293

É a quantidade de pontos de ônibus. Há 4,4 linhas de ônibus na cidade para cada ponto de ônibus no Centro

22

Estações de metrô atendem a região. É mais que a metade do total de estações na cidade do Rio de Janeiro

611.000

Passageiros passam pelas estações diariamente Tiradentes (17 mil), Luz, Santa Cecília, Anhangabaú, Japão-Liberdade, Sé, São Bento e República, das linhas Azul e Vermelha do Metrô. É três vezes o número de passageiros diários da estação de Shibuya, em Tóquio

14,3 quilômetros

Em quilômetros de estruturas cicloviárias. É 4% da estrutura cicloviária de Londres, na Inglaterra

150,2 quilômetros

É a extensão total de vias comuns. É apenas 1% da extensão total da Autobahn, a maior rodovia da Alemanha

139.000

Mil passageiros visitam diariamente a Estação da Luz, a estação com mais visitas diárias da região central. É pouco mais que a metade da capacidade total do Metrô de Belo Horizonte (213 mil)

COMPRAS

Alto volume de pessoas estimula o comércio em todas as vias
Rede Câmara

400.000

Passam diariamente pela Rua 25 de Março, um dos maiores polos abertos de compras do mundo

260.000

Mil pessoas visitam o Brás diariamente, seja para compras, trabalho ou de passagem. A região têm extensão de 3,5 km². É 8,6 vezes a capacidade diária do Museu do Louvre, em Paris

COMIDA

2 toneladas

Volume de mortadela consumido diariamente no Mercado Municipal, destinadas às vendas de lanche. No Reino Unido, o McDonalds serve diariamente 3,5 milhões de pessoas. Um Big Mac pesa, antes de ser preparado, 240 gramas. São 840 toneladas de comida em um dia

350

Quilos de pernil são utilizados por mês no Bar do Estadão, destinados à venda de lanches. Se fosse um churrasco, a uma média individual de 400 gramas, alimentaria 875 pessoas

Premiados