Roberta Campanini, diretora de Marketing: "Impulsionamos o desenvolvimento de cidadãos críticos" (Andre Lessa/Agência DC News)

FTD Educação: em seu segundo centenário, plano é faturar R$ 3 bilhões

  • Com 120 anos de existência, editora que nasce no berço da congregação Marista e impacta, anualmente, mais de 20 milhões de estudantes
  • Com atuação em mais de 40 mil escolas públicas e 7,2 mil escolas particulares, foram 63 milhões de livros didáticos entregues em 2024
Por Paula Cristina 7 de Agosto, 2025 - 17:40
Atualizada às 7 de Agosto, 2025 - 15:40

[AGÊNCIA DC NEWS]. Com mais de 120 anos de história no Brasil, a FTD Educação olha para um futuro tão ambicioso quanto o vislumbrado por Frère Théophane Durand, superior-geral dos Maristas entre 1883 e 1907, que, lá da França, decidiu levar a congregação e sua missão de transformar pela educação para fora das fronteiras da Europa. Cento e vinte e oito anos após a chegada dos primeiros Irmãos Maristas em território nacional, e 102 anos após o nascimento da FTD Educação, o plano é atingir faturamento de R$ 3 bilhões até 2030 – o dobro dos atuais R$ 1,5 bilhão previstos para 2025. O caminho até essa cifra não foi fácil nem curto. Fundada em 1902 para suprir a demanda por materiais didáticos alinhados aos valores da congregação, a FTD evoluiu de uma pequena editora voltada para escolas religiosas a uma gigante que hoje impacta 20 milhões de estudantes ao ano em todo o país. “Carregamos a responsabilidade de manter viva essa história, mas também de inovar para o futuro da educação brasileira”, afirmou Roberta Campanini, diretora de Marketing e Sucesso do Cliente da FTD. Segundo ela, mais do que uma marca centenária, a FTD é um símbolo vivo da história e do futuro da educação nacional, entrelaçando tradição, tecnologia e propósito. É com essas credenciais que a FTD Educação recebe o Prêmio 2025 de Comércio Histórico – Estabelecimentos Tradicionais de São Paulo, criado neste ano pela Agência de Notícias DC NEWS, que pertence à Associação Comercial de São Paulo (ACSP).

A história da FTD Educação está profundamente entrelaçada à missão dos Irmãos Maristas no Brasil. Fundada pelo francês Marcelino Champagnat em 1817, a congregação chegou ao país em 1897 com o propósito claro de expandir o acesso à educação de qualidade, especialmente para os mais vulneráveis. O Brasil foi o segundo país onde os Maristas estabeleceram sua atuação, trazendo consigo, segundo Roberta, “valores humanos e cristãos que moldariam gerações”. A FTD nasceu em 1902, inicialmente como um braço editorial para atender os próprios colégios Maristas, produzindo materiais didáticos que refletiam os princípios pedagógicos da congregação. O nome FTD, inclusive, é uma homenagem a Frère Théophane Durand, Superior Geral dos Maristas entre 1883 e 1907, que incentivou a produção de obras didáticas próprias. Desde então, a editora cresceu e se modernizou, acompanhando as transformações da educação no Brasil e no mundo.

Hoje, a FTD Educação atende mais de 40 mil escolas públicas e privadas em todo o país, impactando diretamente mais de 20 milhões de alunos da Educação Básica anualmente. Detentora de 25% do mercado privado, está presente em quase 7,2 mil escolas particulares, além de liderar o Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), onde participa com um terço do material distribuído nas escolas públicas, alcançando cerca de 63,2 milhões de exemplares entregues em 2024. A empresa não se limita aos livros: oferece um ecossistema completo de soluções educacionais, que inclui sistemas de ensino, plataformas digitais, formação de professores, recursos socioemocionais e muito mais. Com mais de 1,8 mil colaboradores, a FTD tem ampliado sua atuação para dialogar com as demandas contemporâneas do setor educacional, conciliando tradição e inovação. “O próximo século da FTD será uma construção coletiva, viva”, disse Roberta. “Em diálogo com os educadores de hoje e com as gerações que ainda virão.”

A inovação tecnológica é uma das apostas mais fortes da empresa para este ano. Um exemplo é a implantação da ferramenta de correção automática de redações manuscritas com inteligência artificial do Google Cloud, integrada à plataforma Pontue, adquirida pela FTD em 2023. Essa tecnologia já está sendo aplicada em 38 municípios de sete estados brasileiros e promete ampliar a qualidade do ensino de produção textual, um critério que será incorporado ao cálculo do IDEB a partir de 2029. A perspectiva é levar essa inovação para dez estados até o fim de 2025, fortalecendo a equidade educacional por meio do uso inteligente de dados e recursos digitais. Essa é apenas uma das frentes em que a FTD atua para transformar o ensino, reafirmando o compromisso histórico da empresa com a formação integral dos estudantes.

Mais do que uma editora tradicional, a FTD Educação se posiciona como uma parceira das escolas, professores e famílias, acompanhando as mudanças sociais, culturais e pedagógicas do país. A empresa reconhece a educação como um processo complexo que envolve escuta, respeito às trajetórias individuais e construção de vínculos. Para isso, mantém um diálogo constante com seus públicos, adaptando suas soluções às realidades diversas e aos desafios contemporâneos. Os valores fundadores dos Maristas – parceria, inovação, flexibilidade e humanidade – continuam guiando a atuação da FTD, que vê na educação uma ferramenta de transformação social e um caminho para a construção de uma sociedade mais justa e plural.

O tempo nos conferiu autoridade, mas também nos cobra coerência. Carregar esse nome significa respeitar os princípios que nos constituem

Roberta Campanini, diretora de Marketing da FTD


Representar uma marca centenária como a FTD é, para seus gestores, tanto um orgulho quanto uma grande responsabilidade. Manter viva uma história tão rica exige coerência para respeitar os princípios que fundamentam a empresa, mas também coragem para inovar e se reinventar diante dos novos tempos. A FTD tem acompanhado todas as grandes transformações da educação brasileira, do início do século 20 até a atual revolução digital, e pretende continuar fazendo parte dessa trajetória, preservando a essência que a torna referência e investindo nas soluções que farão a diferença no futuro do país.

ALCANCE – A FTD Educação atende mais de 40 mil escolas públicas e privadas em todo o país e está presente na vida de mais de 20 milhões de alunos da Educação Básica anualmente. Atualmente, a empresa detém 25% de participação no mercado privado e atende quase 7,2 mil escolas particulares em todo o país, impactando mais de 5,9 milhões de estudantes. No segmento de idiomas, soma mais de 930 mil estudantes atendidos, enquanto a solução bilíngue Standfor Evolution já está presente em 709 escolas, alcançando quase 180 mil alunos. A FTD também reforça sua liderança no Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), com um terço de participação, alcançando oito a cada dez estudantes da rede pública com ao menos um componente curricular, e 63,2 milhões de exemplares entregues em 2024.

Segundo Roberta, com o SIM Sistema de Ensino, voltado para a rede pública, a FTD Educação está presente em 212 municípios de 11 estados brasileiros, impactando diretamente mais de 380 mil estudantes da Educação Infantil e do Ensino Fundamental. “Ao todo, temos mais de 4 mil escolas atendidas e uma rede com mais de 50 mil professores.” A diretora afirma ainda que outro destaque é o FTD Sistema de Ensino, que já atendeu mais de 1,5 milhão de estudantes e que tem o título inédito de heptacampeão no Prêmio Top Educação, reconhecido como marca mais lembrada entre todos os sistemas de ensino do Brasil.

A previsão da companhia é superar R$ 1,5 bilhão em faturamento no ciclo 2024/2025, ampliando a participação no mercado público e alcançando 600 mil alunos nas prefeituras, dobrando a receita líquida nos últimos quatro anos. A meta de longo prazo é dobrar novamente de tamanho até 2030 e atingir a marca de R$ 3 bilhões em receita líquida, “guiada por uma cultura organizacional cada vez mais ágil, digital e centrada no cliente.”

No ano passado foram mais de 63 milhões de exempleraes de livros entregues
(Divulgação)

TECNOLOGIA Apesar de valorizar o passado, Roberta, assim como a FTD, se diz uma entusiasta da tecnologia. Tanto que boa parte das apostas da empresa envolve o uso de inteligência artificial. Ela conta que, com os investimentos robustos em todas as frentes do negócio um dos destaques deste ano foi o lançamento de “uma ferramenta inovadora para levar a IA do Google Cloud à correção automática de redações manuscritas”. Na prática, a ferramenta faz as correções por meio de uma tecnologia baseada em visão computacional e machine learning – uma solução inédita no sistema educacional brasileiro.

A ferramenta de correção de redação com IA é oferecida por meio da edtech Pontue, plataforma de ensino e aprendizagem focada em ensino e correção de redação, comprada pela FTD Educação em 2023. Com a implementação dessa tecnologia em escolas públicas de 38 municípios de sete estados (BA, GO, MG, MS, MT, RS e SP), afirma Roberta, a FTD Educação “contribui diretamente para a melhoria do ensino da produção textual”, um critério que será incorporado ao cálculo do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) a partir de 2029. Segundo ela, até o final de 2025, a expectativa é expandir a solução para dez estados, consolidando a tecnologia como um recurso fundamental para a equidade educacional no país.

Na construção de seu bicentenário, a FTD Educação aprendeu a conciliar o que Roberta definiu como “a mesma inquietação de São Marcelino Champagnat e com o mesmo compromisso de Frère Théophane Durand.” Isso significa, segundo ela, manter o foco nos valores e missões que envolvem melhorar o ambiente desde a sala de aula “até as inovações que desenvolvemos para apoiar escolas, educadores e famílias.” No ano passado, um outro marco para orgulhar seus fundadores: a empresa foi reconhecida como uma das 50 maiores editoras do mundo, ocupando a 42ª posição no ranking Global 50 Publishing Industry, divulgado anualmente na Alemanha. Hoje, o Brasil abriga cerca de 30% da atuação Marista no mundo, com presença em 79 países, cinco continentes e mais de 600 escolas. “Isso se traduz no propósito que nos guia: oferecer uma educação verdadeiramente transformadora, que acolhe”, afirmou Roberta, reforçando que também preparam “os estudantes para os desafios do mundo contemporâneo”. Ela diz que não acompanham apenas as mudanças, mas “impulsionamos o desenvolvimento de cidadãos críticos, sensíveis e protagonistas do seu próprio caminho”.

O FUTURO E AS LETRAS Se a palavra é o caminho para entendermos o passado, também consiste nelas o traçado do futuro e, segundo Roberta, a FTD Educação tem se colocado, desde sua fundação, como meio para ampliação do diálogo e compreensão do Brasil – nas suas faces mais bonitas e mais feias. “Desde o início, nossa atuação esteve diretamente ligada à missão de formar pessoas”, disse. “E à contribuir para o desenvolvimento do país e dialogar com as necessidades de cada tempo.” Ao olhar para o traçado da história, diz Roberta, é possível ver que ela não é linear. “É marcada por avanços e retrocessos, por conquistas fundamentais e por lacunas que ainda persistem.” E até nisso há poesia. Para ela, o que mudou ao longo dos anos foi a consciência cada vez “mais clara de que a educação precisa ser plural, equitativa, inclusiva e conectada com a realidade do país”. E, para chegar lá, Roberta afirma que o caminho é manter o olhar dos fundadores da FTD. “O tempo nos conferiu autoridade, mas também nos cobra coerência. Carregar esse nome significa respeitar os princípios que nos constituem”, disse.

Hoje, a FTD Educação integra o Grupo Marista, braço da Província Marista Brasil Centro-Sul, unidade administrativa do Instituto Marista. Além da FTD, o grupo atua na educação superior, com a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR); na saúde, com a administração do Hospital Universitário Cajuru e do Hospital São Marcelino Champagnat, ambos em Curitiba (PR); e na área social, por meio da Rede Marista de Solidariedade, que atende mais de 7 mil crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade, com projetos sociais e concessão de bolsas de estudo. Uma gigante da educação que faz valer as palavras de Paulo Freire, em seu livro Pedagogia da Autonomia, de 1996: “A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca”, disse o educador. “E ensinar e aprender não podem dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria.”

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