São Paulo, 1 de setembro de 2025 – O Amapá passa a ter destaque na rota marítima internacional,com inauguração, no último sábado, da rota de conexão entre o Porto de Gaolan, em Zhuhai, naChina, e o Porto do município amapaense de Santana. A interligação é parte da articulação doGoverno do Brasil, por meio do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR),para fortalecer o comércio bilateral.
Com a nova rota, o Amapá amplia a visibilidade e abre novas possibilidades para o crescimento namovimentação portuária, na geração de empregos e no fortalecimento da economia local. “Éresultado das articulações do governo brasileiro na agenda de cooperação com a China. A rotapromove benefícios mútuos, uma vez que facilita a entrada de produtos chineses para alavancaratividades comerciais e industriais no estado, como também garante que os chineses possam consumirprodutos do nosso agro e da bioeconomia”, explicou o ministro Waldez Góes. A conexão reduz emaproximadamente 14 dias o tempo de transporte em comparação às rotas tradicionais, em geral peloPorto de Santos (SP).
Segundo o ministro, a nova rota permite economia nos custos e redução no tempo para transportarcargas entre os dois países. “Se você sair hoje com o produto do Centro-Oeste, comparado com oPorto de Santos, para a Europa, você diminui, por exemplo, a soja, o custo de 14 dólares portonelada. E se for para a China, 7,8 dólares por tonelada. Além do tempo de viagem que diminui.Isso agrega na recompensa ao produtor, seja ele da Amazônia ou do Centro-Oeste”, destacou Góes aoBom Dia, Ministro.
PRIMEIRO CARREGAMENTO
Durante a inauguração, houve o primeiro descarregamento de produtos chineses na área de alimentose equipamentos de energia solar. As mercadorias, vindas de Zhuhai, região chinesa conhecida comoGrande Baía, foram recebidas em containers pela Companhia Docas de Santana (CDSA).
REFERENCIA AMAZÔNICA
O governador do Amapá, Clécio Luís, enfatizou o papel estratégico do estado no processologístico, que passa a ter mais protagonismo com a criação da nova rota. “Seremos referênciapara outras regiões da Amazônia e para o Centro-Oeste. O estado será corredor de importação detoneladas de produtos que serão transportados e serão beneficiados por meio das políticas delivre comércio e Suframa. É um marco histórico para o Amapá”, acrescentou.
MAIS NEGÓCIOS
O presidente da Câmara de Comércio de Desenvolvimento Internacional Brasil – China, Fábio Hu,destacou a aproximação do Amapá com a China para o fechamento de novos acordos de cooperação.”A partir de hoje, podemos fechar mais negócios com o Amapá. A China está disposta a cooperar deforma significativa para o desenvolvimento do estado, focando na sustentabilidade e boas práticas.”
EMPREGOS
O prefeito do município de Santana, Bala Rocha, apontou o potencial de geração de empregos edesenvolvimento com a rota. “Nosso Porto de Santana ficará mais estruturado para esse maior fluxode mercadorias. É a possibilidade de contratação de mais mão de obra e mais benefícios para apopulação da nossa cidade”, concluiu.
Emerson Lopes – emerson.lopes@cma.com.br (Safras News)
Copyright 2025 – Grupo CMA